Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Rede de Controle orienta universitários sobre qualidade das obras públicas

Contribuir para a formação de profissionais comprometidos com a execução de obras públicas de qualidade e por um preço justo. Este foi o objetivo da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso ao realizar, na quinta-feira (13.06), o Seminário "Obras Públicas: o que você tem a ver?" a estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil, Elétrica e Sanitária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, um dos atuais coordenadores da Rede de Controle, ressaltou a importância de se estimular, ainda na fase de graduação, a consciência da regular aplicação dos recursos públicos, da transparência e do combate à corrupção. “A ideia da Rede de Controle em eventos como este é incentivar o conceito ético de zelo pela coisa pública, de respeito pelo recurso público para ele seja aplicado corretamente, de modo que tenhamos obras de qualidade e com preço justo”, disse.

Uma das palestras do evento foi sobre os requisitos legais de acessibilidade nas edificações, no mobiliário, nos espaços e nos equipamentos urbanos de uso coletivo. O coordenador de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Givaldo Dias Campos, conclamou os universitários a dispensarem a devida atenção ao assunto para melhoria da inclusão social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Outra palestra foi sobre o Plano Diretor de Cuiabá, instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. A explanação foi do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), Cláudio Miranda.

Na última palestra, o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Carlos Augusto de Melo Ferraz, apresentou alguns casos de omissões e falhas identificadas na fiscalização de obras públicas executadas com recursos do governo federal. Ele observou que um dos problemas refere-se à inconsistência ou à inexistência de projetos básicos e especificações técnicas das obras a serem executadas. “Se a administração pública contrata uma obra e não especifica detalhadamente o que quer, é grande o risco de que a qualidade da obra deixe a desejar”, afirmou.

UNIÃO

A Rede de Controle em Mato Grosso objetiva desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação de agentes públicos e estudantes.

Compõem o grupo: Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), Crea-MT, Caixa Econômica Federal (CEF), Controladoria Geral da União (CGU), Advocacia Geral da União (AGU), TCU, Ministério Público Estadual (MPE), CAU, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal do Brasil (RFB), Ministério Público de Contas (MPC) e Polícia Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet