Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

manifesto

Jovem de 17 mata feirante com um tiro na nuca; homicídio reascende discussão sobre maioridade penal

Foto: Priscilla Silva/ Olhar Direto

Jovem de 17 mata feirante com um tiro na nuca; homicídio reascende discussão sobre maioridade penal
A morte do feirante José Aparecido da Silva, de 60 anos – morto com um tiro na nuca – reacendeu a discussão sobre a redução da maioridade penal. De acordo com os familiares e amigos, o autor do crime é o menor N.M.B.S, de 17 anos, ele se apresentou à Polícia Civil na última quinta-feira (20).


Familiares de feirante morto com um tiro na nuca realiza manifesto
Família adotiva teme perder guarda de menina; população faz manifesto

Porém, mesmo tendo confessado o crime, ele foi liberado por não ter a idade mínima para responder um processo judicial. Ele ainda é reincidente, segundo o entendo, Hernan de Lima, “esta não é a primeira morte da qual ele é responsável”.

Durante esta manhã de segunda-feira (17) cerca de 100 pessoas participaram do manifesto organizado pela família e amigos. Além da redução da maioridade penal, eles também pediram por paz e celeridade na justiça.

Os feirantes presentes no manifesto reclamaram da morosidade da PM no dia do crime. De acordo com Cleia Santos, existe uma base comunitária a 200 metros de onde é realizada a feira, no entanto, “quem atendeu a ocorrência foi a companhia do Pedra 90 que demorou 40 minutos para chegar ao local”.

Mais conhecido pelo apelido, Zé da Melancia, José Aparecido morreu com um tiro na nuca enquanto trabalhava em sua barraca de frutas por volta das 10h do dia 09.06, no bairro Osmar Cabral. Ao contrário do que a Polícia Militar (PM) havia divulgado anteriormente, o suspeito já estava armado quando exigiu a caixa com dinheiro das vendas. N.M.B.S não teria ficado satisfeito com a quantia roubada e atirou contra vítima.

Para a viúva, Silvia Maria Helena, o fato de o acusado ser adolescente “o crime não pode ficar impune”. Opinião compartilhada pelo vereador Dilemário Alencar (PTB), que se declarou “totalmente a favor” da redução da maioridade penal. “O Brasil deveria seguir o exemplo dos Estados Unidos, pois se o jovem de 16 anos hoje pode votar e escolhe seus representantes, é bem informado, ele tem consciência dos atos precisa ser punido”, defendeu o parlamentar.

Já para o também vereador Arilson da Silva (PT), o problema está na base e no sistema penitenciário falho. “O partido dos trabalhadores não tem uma posição favorável a redução da idade, a discussão é muito mais ampla é necessário melhorar o ambiente dos locais onde são aplicadas medidas socioeducativas e do penitenciário para que eles realmente sejam reeducados”, contrapôs o petista.

Ao fim da manifestação um grupo de feirantes e a viúva do feirante forma recebidos pelo secretário- adjunto do governo, João Batista de Oliveira. Eles pedem a intervenção do prefeito junto ao Governo do Estado para que haja mais segurança nas feiras livres.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet