Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Profissionais têm capacitação em emergência cardiovascular

Aproximadamente 400 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-191) recebem a Capacitação em Emergências Cardiovasculares para Rede de Atendimento à Urgência e Emergência, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR). Participam médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares em enfermagem do Serviço do Samu, incluindo também profissionais do Pronto Socorro de Cuiabá e das Upas.


De acordo com a Coordenadora do Samu, Márcia Maria Soares Alves, a qualificação iniciou no dia 13 de julho e vai até esta terça-feira (16.07). ”Durante quatro dias são ministradas palestras, oficinas e seminários que compõem o curso em três vertentes essenciais para o bom funcionamento do serviço: a capacitação de BLS (Basic Life Suport) suporte básico de vida, de ACLS (Advance Cardiologic Life Support) suporte avançado de cardiologia, e Afecções Cardiovasculares. Eles proporcionam mais agilidade ao Pronto Atendimento em Urgência e Emergência e, consequentemente, uma resposta rápida ao paciente pelo atendimento aprimorado, salvando vidas”.

Márcia Alves explica ainda que os cursos fazem parte do projeto de aprimoramento de Serviços em Saúde para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, com foco na Rede de Urgência e Emergência. Já tem previsão por parte do Ministério da Saúde de entregar para Mato Grosso mais três veículos de intervenção rápida (caminhonetes para atendimento médico imediato), cinco motolâncias e mais três ambulâncias. ”Com mais estes veículos, a Região Metropolitana terá cobertura de atendimento mais rápido, diminuindo o tempo resposta de atendimento. O ideal é de até 5 minutos da hora da chamada até o atendimento. Hoje o tempo resposta aumentou e gira em torno de 15 minutos a 25 minutos, levando em consideração a mobilidade urbana”.

O Samu 192 possui nove bases de atendimento localizadas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé. A frota conta com 28 ambulâncias, 20 em circulação e oito, mais antigas, estão em oficina para reforma geral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet