Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MAPA DA VIOLÊNCIA

Doze cidades de Mato Grosso não registram homicídios há três anos

Foto: Max Aguiar - OD

Doze cidades de Mato Grosso não registram homicídios há três anos
Doze cidades de Mato Grosso estão no ranking do Mapa da Violência das que não registram homicídios há três anos. Esses municípios ficam no interior do estado e na maioria deles a população é baixa, não ultrapassando os cinco mil habitantes. Em São José do Povo (distante 225 km de Cuiabá), o prefeito Arivaldo Santana garante que o último assassinato ocorreu há 20 anos.


Leia também
Jovem morre em hospital depois de levar facada no pescoço
Casa é totalmente queimada após mulher deixar panela no fogo e sair

As cidades mato-grossenses que estão na lista das que não registram assassinatos neste período são Acorizal, Araguaiana, Araguaianha, Glória D’Oeste, Indiavaí, Nova Santa Helena, Ponte Branca, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, São José do Povo e Vale de São Domingos.

Concentrando o menor número populacional do Estado, Araguainha (460 km ao sul de Cuiabá) abriga 1.096 pessoas, conforme Censo 2010. No município, segundo os moradores, todos se conhecem e raramente acontece uma briga. E se acontece à polícia intervém e logo se resolve. “Aqui é um lugar bom para se ver. Amigável e seguro”, contou a morador Ana Maria de Jesus, 55 anos.

Em Acorizal (distante 63km de Cuiabá) os crimes de execução também não são contabilizadas há três anos e 7 meses. O prefeito Arcílio Jesus da Cruz, conhecido como Chindó (PSD) reconhece a tranquilidade da cidade, mesmo sendo rodeada por municípios violentos, como Cuiabá, Várzea Grande e Jangada, que nos últimos anos já registrou 70 mortes.

“Muitos visitantes querem comprar um terreno e morar conosco. A calma e a receptividade da população ajuda os novos moradores escolher Acorizal como cidade de moradia. Os números da violência são pequenos por causa do trabalho agregado entre as Polícias Militar e Civil junto com a população. Queremos aumentar esses anos e ter cada vez menos homicídios” disse o prefeito Chindó.

Em Indiavaí, cidade do Oeste de Mato Grosso (distante 375km de Cuiabá) o sistema de segurança é composto por um investigador e quatro militares. O prefeito Vateir Quirino comentou sobre a cidade ser uma das calmas do país. “Conhecemos um ao outro, a cidade é pequena e nem confusões temos aqui. Apesar de Indiavaí ser uma cidade próximo da fronteira, temos um trabalho bom contra as drogas, o que diminui muito as execuções”, disse o chefe do executivo.

Em contra partida, outra cidade - também do interior -, é a mais violenta do estado e a 45º do país. Confresa (distante 1160km de Cuiabá) faz divisa com Tocantins e Pará e pelo trânsito diário de pessoas de outro estado e um espaço de zona rural muito grande, facilita a prática de tráfico de entorpecentes e de crimes violentos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet