Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PARCERIA

Polícia Militar trabalha junto com sociedade e institutos profissionalizantes para diminuir crimes na periferia

Foto: Ilustração

Polícia Militar trabalha junto com sociedade e institutos profissionalizantes para diminuir crimes na periferia
Os trabalhos da Polícia Militar para resolver os problemas criminais dentro de bairros periféricos de Cuiabá serão em parceria com instituto de cursos profissionalizantes que irão ajudar de jovens a adultos totalmente gratuitos. No total serão mais de 20 cursos que devem começar a partir do próximo mês com uma média de 20 participantes para cada disciplina.


Cidade fundada sobre cratera de meteoro não registra assassinatos há 20 anos
Senai-MT abre 300 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes em Primavera do Leste

O acordo aconteceu durante uma reunião envolvendo associação de moradores do bairro São João Del Rey, Polícia Militar e integrantes do Instituto Concluir, IDH e Senai. O Tenente Guilherme Gahyva, comandante da Base Comunitária do bairro Pedra 90 pontuou como importante a atuação dos moradores junto com as forças de seguranças dentro dos bairros. 

“Os jovens precisam de algo que o incentivem a sair de casa para ganhar dinheiro, e se ele aprender algo que vai ajuda-lo a ganhar dinheiro com certeza será um menor a menos na rua praticando crime. Hoje temos números alarmantes onde menores estão envolvidos em casos até de morte, com a chegada desses cursos gratuitos na comunidade com certeza teremos um bairro com destaque diferente na sociedade”, comentou o militar.

Na mesma reunião, que teve como base a erradicação de crimes como furtos, roubos e outros delitos nos bairros que são comandados pelo 24º Batalhão, o vereador Adilson da Levante também manifestou seu apoio e disse que materiais para melhorar a situação das salas de aulas podem ser conseguidos através de parcerias pelo bairro.

“Se tivermos um atrativo onde os menores poderão participar de forma maciça e além deles aprenderem eles ainda puderem ganhar com isso, nós com certeza teremos um bairro menos violento. Cursos de capacitação e reuniões com a população podem surtir efeito. Combate as drogas também precisa ser dentro de casa, onde a família é constituída”, manifestou o parlamentar.

Luiz Marcos Candido, coordenador de educação do Senai, destacou os cursos mais procurados pela população e que devem ser colocados a disposição da sociedade durante os trabalhos de foco contra a violência.

“Marcineiro, pedreiro, pintor, eletricista, encanador e encanador serão ensinados aos jovens que são maiores de 18 anos. Já os cursos de informática, auxiliar administrativo e marketing devem ser para alunos que estejam cursando o ensino fundamental e tenham mais de 15 anos. Além disse teremos a parceria do Instituto Concluir, com professores capacitados e com bagagem de ensino de muito tempo no mercado”, enfatizou o coordenador.

As inscrições devem começar na próxima semana e além de ensinar uma profissão aos novos alunos daquela comunidade, os professores também passarão o respeito com cada tipo de trabalho. “Hoje em dia o jovem não quer mais ser pedreiro, mas poucos deles sabem que é uma das profissões que mais arrecada na sociedade. Pela falta que está tendo, o profissional da área da construção civil é mais valorizado, por isso nossos professores também atuarão com a matéria respeito dentro de cada disciplina”, garantiu o coordenador de polos do Instituto Concluir, Admilson Leite.

Todos os institutos que irão palestrar os cursos são renomados no estado. O Concluir é o responsável por formação de mais de 300 estudantes a cada seis meses em quase 90 municípios do estado. Nessa oportunidade os alunos escritos poderão receber quase 380 reais a cada mês, se ele comprovar que faz parte de família de baixa renda. Serão quatro horas diárias de aula e ao final de cada turma, um certificado de formação será entregue aos alunos concluintes.

O comandante da base do São João Del Rey, Rhuiter Rodrigues, recebeu a notícia com bom grado e disse que apesar do bairro ser pequeno o curso vai abranger outros bairros envolta. “Trabalhamos aqui e conversamos com a população e eles nos pedem algo que os jovens possam se distrair, mas próximo da PM. Além dos moradores do Del Rey, outros bairros vizinhos podem participar. Tudo aqui é muito perto”, garantiu o comandante.
 
Bairros como Pedra 90, Pascoal Ramos, Nova Esperança, Tijucal, São João Del Rey, Osmar Cabral, Santa Laura, São Sebastião e Mandurí serão os primeiros privilegiados com os cursos profissionalizantes gratuítos.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet