Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Dia Mundial

Nem metade dos bebês que nascem são amamentadas no peito

Foto: Reprodução

Nem metade dos bebês que nascem são amamentadas no peito
Considerado o alimento completo para os bebês até os seis meses de vida, algumas mães evitam amamentar seus filhos com medo de que os seios caiam ou simplesmente por falta de tempo. Segundo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apenas 32,6% dos bebês que nascem no mundo são amamentados exclusivamente no peito nos primeiros seis meses.


Secretaria de Saúde de MT adquire R$ 3 mi em medicamentos sem licitação para cumprir ordem judicial
Saúde confirma duas mortes e 100 casos suspeitos de H1N1 em MT

Nesta quinta-feira, 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação e para o médico ginecologista do laboratório Cedic Cedilab, Jurandir Passos isto ocorre porque as mães não possuem conhecimento sobre o assunto.
“Muitas mulheres não sabem da grande importância da amamentação para os bebês no que diz respeito à nutrição, à imunidade, ao crescimento e ao desenvolvimento psicomotor dos seus filhos. É importante também educar as mães sobre quais hormônios atuam na amamentação, pois, às vezes sem querer, podem até inibi-los”, frisou o médico que também é obstetra e especialista em medicina fetal.

Os médicos recomendam o leite materno, pois além dele ser o alimento completo para a criança, traz benefícios para a saúde da criança e aumenta o contato e afeto entre mãe e filho.

A criança que é amamentada no peito recebe nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras em quantidade adequada e estão mais protegidos de infecções e contaminações. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes.

Abaixo estão algumas dicas importantes para estimular a produção de leite materno:

- Beba bastante água, pois quando ingerido, este líquido se transforma no alimento do bebê, sem grandes processos orgânicos. O ideal é consumir 4 litros por dia;
- Procure não ficar nervosa. A mãe que amamenta precisa relaxar. Situações estressantes podem inibir a produção láctea;
- Durma bem. Com tanto gasto de energia, que começou na gravidez, a mãe precisa repor as energias. O descanso é fundamental;
- Alimente-se adequadamente. A mãe deve preferir alimentos ricos em minerais, especialmente cálcio e fósforo;
- Amamente sempre que o bebê quiser, sem horários definidos. Quanto mais ele mamar, mais leite o organismo produzirá;
- Ajude o bebê a fazer a pegada certa no bico do seio. A sucção estimula a produção de prolactina e ocitocina, o que faz o organismo produzir mais leite;
- Procure um local tranquilo para amamentar, sem barulho e longe das visitas;
- Ache uma posição confortável para você e para o bebê.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet