Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Técnico da prefeitura de Cuiabá conhece sistema de cadastro da Habitação em Rondonópolis

Conhecer ‘in loco’ o funcionamento do inovador sistema on line de cadastro para o acesso à moradia popular em Rondonópolis. O sistema informatizado foi lançado, em 29 de maio deste ano, pela gestão do prefeito Percival Muniz. Com este propósito, esteve no Palácio da Cidadania, nesta quinta-feira (1º), o assessor-técnico da secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Cesar Vidotto, que conversou com o prefeito Percival Muniz e o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Ildo Rodrigues, sobre o sistema, além de se reunir com a equipe técnica da pasta para colher mais informações do funcionamento do software.


O novo cadastro on line da prefeitura de Rondonópolis contém os dados da pessoa interessada e sua foto, podendo ser acessado a partir de um link no site da prefeitura, pelo endereço eletrônico: www. rondonopolis.mt.gov.br, clicando sob o banner do programa “Casa da Gente”. A medida foi reconhecida como inédita pelo Ministério das Cidades, que passou a indicar o modelo a outros municípios e governos estaduais pelo Brasil.

"O prefeito Mauro Mendes está preocupado com a questão habitacional e nós ficamos sabendo que Rondonópolis está bem avançado na questão do cadastro. Então, encaminhado pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rocha Junior, eu estou aqui hoje para conhecer o sistema, que é inédito no País e tem se mostrado bastante eficiente”, explicou, acrescentando que “o programa está dentro do que imaginávamos”.

Cesar ainda salientou que esta iniciativa inovadora é um exemplo claro de que, quando o gestor tem vontade política é possível dar eficiência ao serviço público. “É um modelo, que tem se mostrado eficiente, transparente e inovador, que vamos buscar implantar em Cuiabá, fazendo algumas adaptações para nossa realidade”, revelou.

O secretário Ildo agradeceu a visita e colocou, mais uma vez, o corpo técnico da pasta à disposição para passar informações e orientações não só para Cuiabá, como a outros municípios e órgãos públicos que precisarem. “Nós estamos prontos a repassar, até porque a justiça social não é uma necessidade apenas de Rondonópolis”.

Da visita, também surgiu a ideia, que deverá ser aprofundada para estabelecer futuramente, uma Câmara de discussão, visando a troca constante de informações e experiências entre as duas cidades e, consequentemente, o aperfeiçoamento no processo de seleção das famílias beneficiadas dos programas de moradia popular.

Compromisso

Rodrigues lembrou que a implantação do cadastro informatizado foi um compromisso de campanha do prefeito, que é o de colocar todas as informações na internet devido ao histórico de desgaste que pairava sob a escolha das pessoas beneficiadas com casas através do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

“A partir dessa determinação, nós fomos atrás da elaboração de sistema informatizado e transparente e acabamos encontrando como embrião para o nosso caso, de um sistema utilizado por uma cooperativa de construtores em Santa Catarina. Fomos adaptando e chegamos ao nosso sistema, que é o único em operação e que hoje está servindo de modelo para todo o País", conclui o secretário rondonopolitanto.

Como funciona

O sistema de cadastro online para os programas habitacionais disponível em Rondonópolis está no ar em link disposto no site oficial da prefeitura. Quando o internauta acessa o site da prefeitura, já vê no lado direito o link do projeto ‘Casa da Gente’. Clicando, o cidadão vai ter a opção de entrar na relação dos munícipes inscritos. Já no interior do sistema, estarão cadastrados com foto e informações pessoais todos os possíveis futuros beneficiários.

Se na listagem for notado alguém que não esteja enquadrado nos critérios estabelecidos para receber uma moradia pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’, o internauta tem o recurso de uma ‘lupinha’ com os detalhes do inscrito, do lado direito da tela, e tem acesso às informações do candidato. Acessado o espaço, existe um link de denúncia, que sendo acionado liberará uma caixa de texto onde a pessoa vai poder registrar seu depoimento. “Receberemos e analisaremos a situação em nosso banco de dados com bastante rigor”, salientou Rodrigues.

Em um setor que acumulou bastante descrédito nos últimos anos, depois de várias denúncias sérias feitas em gestões anteriores, Ildo afirmou que além da fiscalização, o sistema on line é a maneira mais séria de conduzir o cadastro na habitação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet