Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Camundongo canta para namorar, mas fêmea só responde primeira 'estrofe'

Alguns anos atrás, pesquisadores determinaram que, quando um camundongo macho está cortejando, ele produz vocalizações ultrassônicas de uma elaborada estrutura, similar às canções dos pássaros. O que não se sabia era se os roedores cantavam por objetivos similares – marcar território e atrair fêmeas.


Kurt Hammerschmidt, do Centro Primata Alemão em Goettingen, e colegas ofereceram uma resposta parcial a essa pergunta. Num artigo publicado na revista "Biology Letters", eles relatam que as canções de camundongos machos definitivamente geram interesse no sexo oposto.

Os pesquisadores expuseram fêmeas a canções dos machos gravadas, a chamados feitos por filhotes recém-nascidos e a sons de controle. Descobriram que as fêmeas reagiam somente às canções dos machos, aproximando-se da fonte do som. Entretanto, Hammerschmidt disse haver algumas surpresas nos dados. As fêmeas se tornavam habituadas às canções muito rapidamente, e só reagiam na primeira vez em que ouviam os sons.

Segundo Hammerschmidt, isso pode acontecer porque as canções são importantes apenas quando os machos estão próximos. Assim, se uma fêmea escuta a canção, mas não enxerga realmente um parceiro, ela pode perder o interesse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet