Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Mato Grosso concentra esforços na efetivação da Agenda do Trabalho Decente

O respeito aos direitos no trabalho, a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social foram alguns dos temas abordados durante o Encontro de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente, realizado em Salvador (BA), entre os dias 5 e 6 de agosto.


Ao colocar o trabalho no centro das políticas públicas, a iniciativa proporcionou a troca de experiências entre gestores das práticas do trabalho de países da América Latina e 11 estados brasileiros, dentre eles Mato Grosso, representado pela secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, e equipe técnica da Setas-MT.

Na oportunidade, foram realizadas discussões para fomentar a criação de uma rede de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente na América do Sul, que deverá ser efetivada no próximo encontro a ser realizado com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), previsto para o mês de novembro na Argentina.

Por ser um dos pioneiros na implementação da Agenda do Trabalho Decente, Mato Grosso esteve presente nas discussões e pôde contribuir com a explanação das práticas laborais que colocam o Estado em situação favorável no tocante Trabalho Decente, em três eixos prioritários: erradicação do trabalho escravo, erradicação do trabalho infantil e prevenção de acidentes fatais.

De acordo com Roseli Barbosa, o encontro foi de suma importância para fortalecer essas ações não só no cenário nacional como também junto a outros países. “Tivemos a possibilidade de trocar experiências que estão dando certo em nossos estados, além de compartilhar o apoio mútuo na busca contínua por melhores índices de trabalho decente”, avaliou.

Segundo o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, os esforços do Estado na efetivação das ações que integram a agenda do Trabalho Decente vão ao encontro do que propõe a Bahia. “Bahia e Mato Grosso foram os primeiros Estados brasileiros a fazer esse enfrentamento e, desde então, não tenho dúvidas de que estamos em contínua evolução”, afirmou Nilton, que esteve à frente da organização do evento, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho Decente (OIT).

Já de acordo com diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, o Trabalho Decente permite o acesso a uma vida digna aos trabalhadores. “Neste encontro, discutimos temas comuns que passam pela eliminação do trabalho infantil e pela geração de emprego aos jovens. Buscamos ainda fortalecer as políticas públicas, de acordo com cada realidade regional, possibilitando a troca de experiências entre gestões”, disse.

Também participaram do evento representantes do Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, além dos Estados do Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal e Tocantins.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet