Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Esportes

ARCO E FLECHA

Cuiabá recebe 48 tribos no 1º Jogos Internacionais dos Povos Indígenas

Foto: Ilustração

Cuiabá recebe 48 tribos no 1º Jogos Internacionais dos Povos Indígenas
Com o salão nobre do Palácio do Governo completamente lotado por índios de várias etnias, foi lançada a 1 primeira edição internacional dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento fez parte das comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas. A competição será realizada entre os dias 11 e 19 de outubro com a presença de 1,6 mil guerreiros de 48 tribos, das quais 16 são de países convidados.


Reunião define detalhes para realização de Jogos dos Povos Indígenas
Rondonópolis tem melhor participação da história nas nove edições dos Jogos Escolares Mato-grossenses

O evento será realizado no Jardim Botânico, no bairro Sucuri, área que está sendo construída para receber as modalidades esportivas da competição. O Governo de Mato Grosso está empenhado na realização deste evento, segundo Silval Barbosa. “É uma grande honra receber os jogos indígenas que mostram a importância destes povos. Todas as secretarias estão incumbidas de fazer o máximo para a realização deste evento”.

As delegações disputarão 10 modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias. Arco e flecha, corrida de tora, natação, canoagem e arremesso de lanças são algumas delas. “Trata-se de uma tradição iniciada por nossos ancestrais, transmitida e atualizada de geração em geração, respeitando os valores e adquirindo o dom da partilha do reencontro entre parentes. É um evento para celebrar a cultura e integrar os povos”, definiu o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena.

O indígena da etnia Manoki, Edimilson Maisé, contou que em sua tribo todos estão animados e já começam a se preparar para os jogos. “Na aldeia estão todos animados. Os melhores da tribo estão treinando muito futebol de cabeça e outros jogos. Vai ser muito bom conhecer outros povos”.

Para o secretário de Esportes de Mato Grosso, Ananias Filho, a competição vai celebrar a cultura indígena e ainda mostrar a capacidade do Estado na execução de eventos deste porte. Teremos representantes indígenas de outros países. Vamos levar a cultura indígena do Brasil para o mundo”, avaliou.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet