Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Conferência discute a cultura no polo Sudeste

Hoje 70% dos recursos federais destinados à Cultura vão para os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, essa é uma realidade que precisa ser mudada. A informação abriu a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura que movimentou o Centro Cultural José Sobrinho no fim de semana. Além disso, em Mato Grosso, a Secretaria de Cultura mantém uma ‘tradição’ em dividir o Estado em duas partes: Cuiabá junto com a baixada cuiabana, e o resto do Estado.


O secretário de Cultura de Rondonópolis Luciano Carneiro Alves, que coordenou os trabalhos com os representantes de Rondonópolis, Juscimeira, Pedra Preta, Primavera do Leste, Campo Verde, São José do Povo e Poxoréu, ressaltou a importância dos trabalhos que reuniram o polo Sudeste. “Daqui vamos eleger mais dois delegados representando a sociedade civil e um representando o poder público, além dos suplentes, vamos formar uma grande equipe para defender nossas necessidades na Conferência Estadual”, explicou Luciano.

Durante o encontro ficou claro que só com a apresentação de propostas e projetos interessantes e bem elaborados é que a regional vai garantir os investimentos necessários. “Sabemos que ainda hoje os trabalhos do interior não são devidamente valorizados na Secretaria Estadual, mas isso deve servir de reforço para que montemos aqui no polo Sudeste grandes propostas e que essas sejam incluídas no Plano Estadual e, para isso vamos trabalhar em conjunto. Temos de lembrar também que temos marcada para o mês de novembro a Conferência Nacional de Cultura e essa é a hora de ter bons projetos”, disse Luciano.

Todos os municípios participantes apresentaram seus projetos e suas dificuldades e demonstraram a disposição em mudar a realidade de cada uma das cidades, onde a grande maioria não tem Secretaria específica. “Os problemas começam justamente na falta de uma Pasta para trabalhar a cultura. Muitos são ligados à Educação ou ao Esporte e isso já dificulta um olhar mais direto por parte dos prefeitos”, comentou o secretário.

Aqui em Rondonópolis temos a satisfação de, a partir de agora, contar com a Secretaria Municipal de Cultura desde a última quarta-feira quando a criação da nova Pasta foi aprovada em segunda votação pela Câmara de Vereadores.

Como aqui foi a única cidade da regional Sudeste que realizou a Conferência Municipal, foram eleitos cinco delegados, na intermunicipal precisavam ser eleitos mais representantes. Mais seis foram escolhidos para fazer parte da região Sudeste, três titulares e três suplentes. Gieanpiero Barozzi, de Poxoréu e Yuri Lima Cabral de Primavera do Leste são os titulares representando a sociedade civil, os suplentes são Patrícia de Souza, de Primavera e Laurimar Souza de Rondonópolis. Para representar o poder público foi eleito André Régis Tavares Novais e o suplente ficou Wanderson Alex Moreira de Lana, os dois de Primavera.

As propostas de reforço para o setor

Dentro da proposta de fortalecer a cultura regional, o secretário Luciano propôs que pelo menos a cada dois meses uma comissão representativa se reúna. Precisamos mostrar para o poder público que cultura é crescimento, é cidadania e, acima de tudo, é indispensável. “Começamos com nossas reuniões e avançamos muito. Estamos preparando uma participação de um técnico do Ministério da Cultura que vem para mostrar aos contadores das grandes e médias empresas como investir em cultura e ter incentivos fiscais. A nossa intenção é facilitar o processo para que mais recursos sejam aplicados na área, venham de onde vierem”, comentou Luciano.

Além disso, o secretário de Rondonópolis sugeriu um Fórum permanente e itinerante, para que todos os municípios sejam contemplados com as atividades. Isso, sem dúvida, fomenta a cultura.

Depois de muitos debates, levantamento de problemas em comum e soluções, os participantes assistiram a apresentações artísticas, com os alunos de Canto Coral do Centro Cultural José Sobrinho e o Grupo Guarás da Catira, de Poxoréu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet