Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Pesquisadores descobrem nova espécie de árvore em reserva no ES

Uma árvore batizada com o nome vulgar de pindaíba-preta, a Ephedranthus dimerus, é uma recente descoberta de cientistas na Reserva Natural da Vale, área conservada de Mata Atlântica que a empresa mantém em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), já permitiu registro científico, em um artigo publicado na revista americana Brittonia, no último mês.

A pindaíba-preta é a única do gênero Ephedranthus já registrada em área de Mata Atlântica e é a primeira do gênero que apresenta flores com apenas duas pétalas. Seu período de floração acontece entre setembro e novembro, e a frutificação entre os meses de janeiro e julho.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pela descoberta, a Ephedranthus dimerus é própria do Brasil e ocorre na Mata Atlântica do Espírito Santo, mas estudos também comprovam que ela pode ser encontrada em Minas Gerais, do sul da Bahia e em uma única localidade no norte desse mesmo estado.

Herbário da Reserva
O parabotânico afirma que a identificação e o reconhecimento do novo gênero por parte da Ciência foi possível graças ao Herbário da Reserva Natural Vale, cujo acervo, composto de uma coleção científica de espécies vegetais, contribui para o conhecimento da flora da Mata Atlântica.

O Herbário da Reserva Natural Vale (RNV) é uma coleção científica composta que contribui para o conhecimento da flora da Mata Atlântica. Atualmente, mais de 3.700 amostras de espécies botânicas coletadas na RNV integram o acervo de diferentes herbários do Brasil e do mundo. É o caso do Virtual Botanic Garden, do New York Botanical Garden, do Missouri Botanical Garden e do Royal Bontanic Gardens, alguns dos maiores herbários do mundo que também disponibilizam o material para consulta pela internet.

Esse compartilhamento de informações, que teve início em 2004, proporcionou a descoberta de espécies e gêneros da Mata Atlântica que até então eram desconhecidos pela Ciência. É o caso da Spiranthera atlantica, árvore que foi identificada na Reserva Natural Vale em 2010 e que recebeu o nome popular de "fava-de-quatro". No herbário, que é referência mundial e também pode ser consultado tanto in loco quanto virtualmente, existem hoje cerca de 14 mil amostras de plantas. No Brasil, contam com material coletado na reserva o Instituto de Botânica de São Paulo, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outros.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!