Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Bombeiros participam de programa para aperfeiçoar conduta funcional

Cerca de cem militares do Corpo de Bombeiros de Cuiabá e Várzea Grande assistiram na terça-feira (27.08) ao Workshop do Programa de Controle Disciplinar “Você Faz a Diferença” do Poder Executivo de Mato Grosso, sob a coordenação da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT).


Na abertura do evento, o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, destacou que é uma honra para a AGE a adesão do Corpo de Bombeiros ao programa, visto que a corporação é exemplo de disciplina. “Isso reforça a ideia de que o programa objetiva aperfeiçoar condutas funcionais para melhorar a prestação do serviço público”, disse, destacando o alto custo que gera ao Estado um processo administrativo disciplinar.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aderson José Barbosa, e o corregedor-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roger Ramos Martini, falaram um pouco sobre a importância de haver um controle prévio disciplinar a fim de evitar e corrigir pequenas infrações e punir com o rigor necessário os casos nos quais for constatado ato intencional. “As instituições militares não sobrevivem sem a valorização de dois princípios: hierarquia e disciplina”, afirmou o comandante-geral.

O corregedor-geral afirmou que, nesse sentido, a disciplina está no mesmo campo de sentido da ética. “A ética é fundamental para existência de uma sociedade organizada. Para o militar, ela é mais que uma necessidade de convivência. É um valor intrínseco à função militar. A disciplina para o militar se funda na crença do cumprimento da sua missão, de servir a sociedade, de salvar vidas”, disse o coronel Roger.

PALESTRAS

O evento teve duas palestras. Na primeira, a secretária-adjunta da Corregedora Geral do Estado de Mato Grosso, Cristiane Laura de Souza, discorreu sobre o propósito do Programa de Controle Disciplinar, de que uma mudança cultural dos servidores públicos se concretize em serviços de qualidade à sociedade. Conforme sua observação, mudanças recentes nos padrões éticomorais da sociedade fazem com que certas condutas não sejam mais toleradas, e a administração pública precisa se adaptar a esses padrões.

Ela explanou sobre as infrações mais incidentes em relação à assiduidade, ao comportamento social, ao patrimônio público e ao assédio moral e que podem ser prevenidas no âmbito da própria unidade de trabalho. Apresentou a caracterização das infrações, orientação de como evitar a falta funcional e como os chefes imediatos devem atuar ao se depararem com determinada situação.

Na segunda palestra, o diretor de Segurança Contra Incêndio e Pânico dos Bombeiros, coronel Julio Cezar Rodrigues, falou sobre as leis, as normas e os regulamentos dos militares. Reafirmou a questão da prevenção de condutas em desconformidade com os valores institucionais como forma de controle e destacou que as infrações interferem no clima organizacional da unidade. “A melhor vacina contra o desvio de conduta é a autocrítica”, observou. O Programa de Controle Disciplinar será estendido aos Comandos Regionais no interior do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet