Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Mais tempo

Mostra Internacional de Teatro Infantil prorroga inscrições

As inscrições para a Terceira Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) foram prorrogadas até o dia 04 de julho. A participação é aberta para pessoas físicas ou jurídicas que residam no Brasil.

As inscrições para a Terceira Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) foram prorrogadas até o dia 04 de julho. A participação é aberta para pessoas físicas ou jurídicas que residam no Brasil ou em outros países da América do Sul. Realizada pela Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso (Acênica), e produzida pela Ação Cultural, a Miti este ano ocorre ente os dias 28 de setembro e 04 de outubro.


Realizada pela primeira vez em 2007, a idéia de uma Mostra para o público infantil surgiu devido a falta de perspectivas do teatro mais direcionado às crianças. “Partimos do princípio que além da falta de espetáculos, festivais e mostras para as crianças, nós não poderíamos de forma alguma subestimar a capacidade intelectual delas. Até então havia grupos que trabalhavam com espetáculos infantis, mas nenhuma mostra específica. Pensamos na Miti pra suprir essa demanda, que parecia não existir, mas existia”, relembra Eduardo Espíndola, coordenador geral da Miti.

O crescimento do projeto só comprova essa demanda. O público saltou de cinco mil pessoas em 2007 para 30 mil pessoas em 2008, passando a ocupar nove espaços públicos e privados na capital. “Interessante é que 79% das crianças atendidas nunca haviam ido ao teatro antes da Miti. Dessa forma, houve um papel social importantíssimo, que foi dar acesso e democratizar os bens culturais”, fala Espíndola.

A Miti 2008 selecionou 14 obras de um total de 136 inscritas e, entre realizadores e patrocinadores, envolveu 412 pessoas. Através das oficinas, as crianças realizaram 4035 trabalhos, que foram expostos e vistos por mais de duas mil pessoas. O encerramento do evento, realizado no Parque Mãe Bonifácia, contou com a presença de cinco mil pessoas.

Em 2009 a Miti aproveita o resultado de Cuiabá como Sede da Copa 2014 para trabalhar com as crianças o tema. Os seminários de 2009, que ocorrem antes da programação da Miti, abordarão o tema sobre a exploração sexual infantil e serão “direcionados para quem trabalha no dia-a-dia com a linguagem infantil, sejam atores ou professores, mas que às vezes não têm tempo para a discussão. Além disso, o tema é sério e exige reflexão”, completa Espíndola. Outra novidade para 2009 é o aumento de na quantidade de apresentações e a incorporação dos espetáculos de rua à programação.

Os interessados em apresentar propostas de oficinas, espetáculos ou shows infantis devem se cadastrar através do site www.mostrainfantil.com.br. O resultado dos trabalhos será divulgado no dia 13 de julho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet