Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Educação

Seduc é representada em seminário na Espanha

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) teve participação num seminário realizado em Comillas, na Comunidade Autônoma de Cantábria, na Espanha (450 km de Madrid). O seminário foi realizado de 22 a 26 deste mês e teve como tema “O Ensino das línguas estrangeiras no sistema educativo do Brasil: a implantação do espanhol. Novas tendências no ensino do espanhol como língua estrangeira”.


A Seduc foi representada pela superintendente de Formação dos Profissionais da Educação (SUFP), Aparecida Maria de Paula Barbosa da Silva. Estiveram presentes no seminário representantes de todas as Secretarias de Educação Estaduais, além de dirigentes do MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O evento foi promovido pelo Ministério da Educação da Espanha e pela Fundação Comillas.

Mato Grosso foi destaque no evento em dois momentos. Na abertura do seminário foram apresentadas iniciativas estaduais para o desenvolvimento da Lei 11.161. Esta é a lei que determina a obrigatoriedade da oferta do ensino de língua espanhola nas escolas. Foram apresentadas as experiências dos Estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

O Estado foi destaque também na quinta-feira (25.06), quando foram apresentadas boas práticas relativas à articulação dos planos de formação e/ou capacitação dos professores de espanhol. Neste dia, além de Aparecida de Paula, também falaram no evento os representantes do Piauí, Rio Grande do Norte e Acre.

Os gastos com o transporte, alojamento, alimentação e seguro médico da delegação brasileira foram bancados pelo governo da Espanha.

A Lei 11.161 foi sancionada pelo presidente da República em agosto de 2005. O prazo para a implantação do ensino de língua espanhola no país termina no ano que vem. As escolas públicas devem oferecer obrigatoriamente a disciplina no Ensino Médio, mas a matrícula será facultativa para os alunos. Nos currículos plenos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries ( 3º ciclo em Mato Grosso), a inclusão é facultativa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet