Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

chamas

Fogo que consome parte do prédio Tribunal de Justiça é o maior deste ano

14 Set 2013 - 09:22

Da Reportagem Local - Max Aguar/ Da Redação Priscilla Silva

Foto: Max Aguiar

Fogo que consome parte do prédio Tribunal de Justiça é o maior deste ano
“Este é o maior incêndio ocorrido em Cuiabá neste ano”, garantiu o Coronel Alexandre Borges, comandante operacional do Corpo de Bombeiro de Mato Grosso, nesta manhã de sábado (14), enquanto aguardava a chegada de mais um caminhão pipa para abastecer seus comandados na operação de cessar as chamas do prédio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso onde abriga o arquivo, departamento de material e patrimônio, além da Gráfica, que fica localizado na avenida Miguel Sutil.


Incêndio consome arquivos e Gráfica do Tribunal de Justiça
Catador de latinha é preso em flagrante ateando fogo no Parque Zé Bolo Flô

O fogo, que iniciou madruga de sábado (14), por volta da 00:30h e atingiu três partes do prédio, ainda não tem motivação. “Só poderemos afirmar a causa após laudo da perícia que deve ser feito após as chamas serem controladas”, garantiu o chefe da coordenadoria militar do TJ-MT, coronel Wilson Batista.

Por volta das 9h desta manhã, grandes labaredas ainda eram vistas no interior do edifício, e, uma equipe da Defesa Civil chegou ao local com brigadistas para ajudar no combate às chamas. “Vamos fixar os trabalhos até não ter mais nenhum resquício de foco de incêndio dentro da gráfica”, declarou o Coronel Borges.

O período de maior tensão nos trabalhos aconteceu entre 00:30h e 4h deste sábado. Para apagar as chamas estão sendo usadas oito viaturas do Corpo de Bombeiros, inclusive a que possui escada magirus e mais de vinte caminhões pipas.

O foco das chamas, de acordo com fontes do TJ, é no departamento de material e patrimônio, no arquivo e na gráfica do prédio. O incêndio é uma perda de dimensões incalculáveis e consumiu parte dos 139 anos de história do Poder Judiciário de Mato Grosso.

A assessoria de imprensa informou que três alas foram destruídas, sendo uma do Departamento de Material e Patrimônio (DMP) – Local que armazenava o estoque de todos os setores atendidos pelo Tribunal – gráfica e arquivo de todas as 79 comarcas atendidas pelo TJ-MT.

“Em todos esses locais possuem materiais de fácil combustão, o que facilitou a propagação das chamas”, disse o comandante Alessandro Borges.

Por volta das 9h30, o caminhão com a escada magirus chegou ao local do incêndio, na Avenida Miguel Sutil e estão utilizando a forma aérea de combater as chamas. “O trabalho é bastante minucioso e está sendo tomado todo cuidado, por conta das paredes que encontram-se rachadas devido ao calor e pode desabar a qualquer momento”, disse um dos componentes dos bombeiros.

No mês de setembro o TJ-MT começou a descartar o primeiro lote de documentos antigos que estão arquivados e que não têm mais validade. Todos os papéis emitidos até 1945 seriam arquivados, pois são considerados documentos históricos.

O serviço, apesar de exaustivo e bastante delicado, deve durar o dia todo e, segundo dados oficiais, pode perdurar a madrugada com a chegada dos oficiais do período da noite. “Pode ser mais de 24 horas de combate. Só vamos sair de campo depois que nenhuma faísca estiver mais acesa”, garantiu o comandante Borges.

Atualizada às 9h30 e 10h21
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet