Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

prevenção

Rondonópolis supera a média nacional na campanha de vacinação

Foto: bombeiros

Rondonópolis supera a média nacional na campanha de vacinação
A equipe da Secretaria de Saúde de Rondonópolis que tem a meta de imunizar 15.084 crianças de até 5 anos, contra a poliomielite (paralisia infantil), em 2009, já vacinou 14.469 pessoas. Com uma cobertura de 95,92%, Rondonópolis está acima da média nacional na primeira etapa da campanha de vacinação. A média no país é de 89,01% . A diferença é ainda maior com relação a média estadual que é de 82,69%. A Campanha de Vacinação foi lançada no sábado, dia 20 de junho, e vai até do dia 3 de julho.


A secretaria trabalha para vacinar 100% das crianças nessa faixa etária, nos últimos dez dias de campanha. O prefeito José Carlos do Pátio que se juntou à equipe para ministrar as primeiras doses, defende a política de prevenção como a prioridade número “um” na área de saúde pública.

O coordenador do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Alencar Libano de Paula, fala da importância da vacinação e ressalta que todos devem se unir para atingir a meta. “Precisamos que pais, mães, amigos e toda a sociedade civil se organizem para imunizar estas crianças”, enfatiza.

átio defende que tanto a vacina quanto as outras ações de saúde preventiva, garantem mais qualidade de vida para a comunidade e contribuem para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

A vacinação acontece em todas as unidades de saúde. Os pais que ainda não vacinaram os filhos devem procurar a unidade mais próxima. A campanha prossegue até o dia 3 de julho.

Doença

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais vulneráveis e também os principais agentes de transmissão. Mas, os adultos também podem contrair a doença. O vírus penetra no corpo pela boca e percorre o sistema sanguíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia (poliomielite paralítica). Os braços e as pernas são os mais afetados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet