Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Barra do Garças

Defensoria Pública promove “Caminhada de Conscientização”

Cerca de 700 pessoas devem participar da Caminhada de Conscientização, que será realizada nesta quinta-feira (02.07), às 16h, em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá). O evento integra o projeto "Conscientizar é Obrigação - Proteção Integral à Infância e a Juventude é Fundamental", .

Cerca de 700 pessoas devem participar da Caminhada de Conscientização, que será realizada nesta quinta-feira (02.07), às 16h, em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá). O evento integra o projeto "Conscientizar é Obrigação - Proteção Integral à Infância e a Juventude é Fundamental", desenvolvido pela defensora pública Lindalva de Fátima de Ramos. A concentração será na avenida Ministro João Alberto – Praça dos Garimpeiros – e, ao fim do percurso, haverá uma programação cultural na Arena do Porto do Baé.


O projeto tem como principal objetivo ampliar o papel de atuação da Defensoria Pública do Estado, como também conscientizar a população sobre os assuntos como as drogas e o trabalho infantil, trazendo à baila seus malefícios.

A caminhada marca o encerramento das atividades, que começaram no dia 29 de maio com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e apoio das polícias Rodoviária Estadual, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Faculdades Cathedral e UNIVAR, Conselho Tutelar, e projetos, como Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência de Assistência social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Durante os dias 15 a 19 e 22 de junho foram realizadas palestras sobre o trabalho infantil e drogas nas escolas municipais, estaduais e particulares de Barra do Garças. A defensora pública Lindalva de Fátima explicou que os temas foram abordados de maneira ampla. "Falamos sobre drogas em um contexto geral, mas focamos principalmente no que chamamos de drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, já que estas são vistas como substâncias permitidas na sociedade. Sobre o trabalho infantil falamos principalmente da necessidade da presença da criança na escola", esclareceu.

As palestras foram ministradas por policiais militares, do Exército, Corpo de Bombeiros, integrantes do Peti, Cras, Creas, Caps, Secretaria Municipal de Saúde, professores e pedagogos. Além das apresentações, os alunos puderam inscrever trabalhos, como desenhos, redação e frases. "A participação foi intensa. Das 31 escolas que participaram do projeto, 29 enviaram trabalhos, agora estamos na expectativa de ver quem serão os vencedores", revela a defensora.

A escola com participação mais intensa no "Conscientizar é Obrigação - Proteção Integral à Infância e a Juventude é Fundamental" receberá um cheque no valor de R$ 500, patrocinado pela Faculdade Cathedral. Já os alunos que vencerem as categorias de redação, desenho e frase, receberão medalhas, além de bolsas de estudo de inglês, informática e outros prêmios.

A festa de encerramento contará também com a Banda Municipal de Barra do Garças, o Grupo Aldeia, que animará a festa com ritmos regionais, o coral do Peti, e a encenação de uma peça de teatro montada pelos alunos da Escola Interativa Coopema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet