Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

incentivo

Escolas do Pedra 90 escolhem Prefeito-Mirim

Foto: Reprodução

Escolas do Pedra 90 escolhem Prefeito-Mirim
Alunos, pais, professores e funcionários das escolas municipais Gastão Muller e Herbert de Souza, na região do Pedra 90, onde acontece a 19ª edição do projeto Prefeitura em Movimento a partir de amanhã, estão mobilizados hoje (01-07) para a eleição do Prefeito-Mirim.


Prefeito-Mirim é um projeto que elege, durante a realização da Prefeitura em Movimento, um aluno escolhido pelos estudantes das escolas municipais da região onde acontece o projeto. O eleito é o representante da região na Prefeitura de Cuiabá. Para escolher o candidato, cada unidade de ensino promove um processo eleitoral interno de escolha do aluno-candidato que disputará a eleição.

A estudante do 9º ano, Bruna Célia Carlos da Silva, 14 anos, representa a escola Herbert de Souza. Entre as propostas da candidata estão salas de aula climatizadas, organização de uma midioteca, cursos extracurriculares para os alunos, ampliação dos espaços nas unidades, cobertura da quadra poliesportiva e criação de uma horta comunitária.

Segundo Bruna, o voto consciente promove melhorias a toda sociedade e que esse comportamento deve ser aprendido desde pequeno. "Estou aprendendo o que é a verdadeira política", declarou.

O representante da Gastão Muller, Caio Marcelo Mesquita, 9, estudante do 5º ano, defende a contratação de instrutores de informática, a construção de refeitórios e a reforma dos banheiros da unidade escolar em que estuda.

Ele também tem propostas para o bairro, como saneamento básico, pavimentação das ruas, construção de mais escolas e creches. Caio afirma que com o processo eleitoral para Prefeito-Mirim, aprendeu que sua comunidade tem mais necessidades do que ele imaginava. "Se votamos corretamente, isso irá melhorar nosso bairro, nossa cidade e nosso país", avalia.

Para a diretora da escola Gastão Muller, Elza maria Kerkhoff, o envolvimento dos alunos nas eleições foi o que mais chamou atenção. "Esse processo fez com que eles se valorizassem, se sentissem importante, pois sabem que o seu voto tem valor". A diretora avalia ainda que o processo deveria acontecer sempre, pois oferece ao aluno a possibilidade do exercício da cidadania.

Segundo o assessor comunitário da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Valmir de Oliveira, a eleição para Prefeito-Mirim é uma aula de cidadania, pois os alunos aprendem a consciência e a importância do voto. "É o espírito democrático".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet