Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Economia

Alunos do Senai-MT se destacam em seletivas para estágio

A qualificação para o trabalho oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Mato Grosso tem se apresentado como diferencial para um número cada vez maior de pessoas. De 21 vagas para estágio nas áreas de informática e segurança no trabalho, disponíveis em junho na capital, mais de 50% foram preenchidas por alunos da instituição, dos cursos técnicos de 'Segurança no Trabalho' e 'Desenvolvimento de Sistemas', realizados no Senai-Cuiabá. No total, 14 estudantes garantiram suas chances de mostrar o que aprenderam em sala de aula.


“É gratificante para nós, representantes da instituição, percebermos os resultados positivos do trabalho, por meio das vitórias dos alunos”, avalia a coordenadora pedagógica do Senai-Cuiabá, Rosângela Lucialdo. Segundo ela, mais que a vaga de estágio, os estudantes ganharam uma oportunidade ímpar no mercado de trabalho. “As chances de um bom estagiário ser contratado efetivamente são muito grandes. Trata-se de um trabalhador treinado diretamente na empresa, sem vícios da profissão, fato que garante a ocupação do posto pela pessoa mais adequada”, destaca.

Para Milene Mendes de Oliveira, 25 anos, aluna do curso técnico de Segurança no Trabalho, selecionada para desenvolver o estágio na empresa Plaenge, a chance é encarada como o pontapé inicial da carreira. “É um teste. Você coloca em prática tudo o que aprendeu no curso, além de receber novos conhecimentos. Não podemos nos acomodar somente com aquilo que nos é transmitido em sala de aula”, salienta.

A estagiária valorizou a Educação Profissional oferecida pelo Senai que, segundo ela, foi além dos ensinamentos técnicos necessários. “O Senai abre um amplo campo de visão para oportunidades. Somos orientados em oratória, ética, apresentação pessoal, entre outros. Mais que os ensinamentos para a área, o que ocorre é uma ampla preparação profissional”, ressalta. E complementa: “outra comprovação dessa qualificação completa é o fato de eu ter superado outros 15 candidatos”.

O responsável técnico de Segurança no Trabalho da Plaenge, Ademar Farias, explica que não se pode exigir demais de um estagiário, uma vez que a prática na empresa ainda integra o processo de aprendizagem. Para ele, a falta de experiência é compensada pelo interesse em aprender e a pró-atividade, como no caso de Milene. “Ela tem muita iniciativa e empenho, além de habilidade na comunicação, fato que contribui para absorver novos conhecimentos”, conta.

Farias, que já trabalhou com outros três estagiários provenientes do Senai, deu ainda algumas dicas para os estudantes. “Aproveitem o tempo livre para visitar empresas do setor no qual estão se qualificando e conhecer a realidade do mercado. É no chão-de-fábrica que ‘o bicho pega’”, disse. E complementou: “é provável que, futuramente, necessitemos de mais dois ou três estagiários”.

Para a gerente do Senai-Cuiabá, Silvânia Holanda, mais que comprovar a qualidade no serviço prestado em Educação Profissional, a seleção dos estudantes aponta o cumprimento da missão da instituição. “Ao mesmo tempo em que formamos profissionais e cidadãos, contribuímos para o fortalecimento do setor industrial e, consequentemente, para o desenvolvimento do Estado, oferecendo ao mercado a mão-de-obra qualificada”, afirma. Segundo ela, outro importante fator de apoio aos estudantes frente aos estágios é a parceria da entidade com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), responsável pelo encaminhamento dos alunos.

HABILITAÇÃO TÉCNICA – Modalidade de Educação Profissional que visa a formação de técnicos em determinada área profissional e é destinada a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio ou equivalente. O curso técnico estuda de maneira mais ampla os segmentos de atuação da indústria e tem como foco o desenvolvimento de competências e habilidades para ações de planejamento, execução, gerenciamento e revisão de processos.

"A formação técnica proporciona uma aproximação maior com a realidade do mercado e favorece a preparação de profissionais para responder a estas exigências", afirma a responsável pelos estágios dos Cursos Técnicos no Senai-Cuiabá, Tatiana Lima. Outro diferencial é a inserção antecipada no mercado de trabalho. “O curso exige a realização de estágio supervisionado, que muitas vezes se converte em uma contratação efetiva”. Segundo ela, módulos de certificação intermediária qualificam os estudantes para o trabalho em poucos meses de aprendizado. Informações: (65) 3612-1700.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet