Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Comissão da Unemat se reúne com Rogério Salles na prefeitura para selar parceria

A vinda da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat para Rondonópolis ganha contornos finais. Nesta sexta-feira (18) os membros da comissão que estuda a possibilidade da migração dos cursos de Jornalismo, Letras e Ciências da Computação de Alto Araguaia para o Município de maior população da Região Sul, foram recebidos pelo vice-prefeito Rogério Salles. Na discussão, Salles pediu um detalhamento das necessidades que a Instituição precisa para se instalar de vez em Rondonópolis. Os representantes afirmaram que na próxima semana enviam uma planilha com todas as informações ao vice-prefeito.


Apesar de bem encaminhada, a possibilidade de se instalar em Rondonópolis ainda passa por uma avaliação da organização máxima da Universidade, o Consuni (Conselho Universitário). “Até o momento não existe nada que garanta a implantação. O que temos é uma análise documental, onde vamos compilar as informações e passar ao Consuni. Este por sua vez é quem decidirá”, explicou o presidente da Comissão, Rodrigo Zanin.

Quanto a possível migração dos cursos de Alto Araguaia, Rodrigo faz questão de frisar que isto não significa o fechamento do Campus daquela cidade. “Não vamos sair de Alto Araguaia e isto já está definido. Esta possibilidade dos cursos virem foi definida em Assembleia, analisada às demandas locais. E uma coisa que já ficou sacramentada é que os cursos só vêm para Rondonópolis a partir do momento em que outros forem para Alto Araguaia”, salientou Rodrigo.

A preocupação de entender exatamente o processo de migração foi externada também por Rogério. “A intenção da Unemat vir a Rondonópolis é bem antiga, mas nunca pedimos nada no sentido de transferência de Alto Araguaia. Para Rondonópolis desenvolver, a região também tem que desenvolver. Agora, nós queremos muito os cursos e acho que é um direito nosso”, reforçou o vice-prefeito.

Ainda no sentido de dizer como foi baseada a provável vinda dos cursos de Alto Araguaia, os membros da Comissão disseram que toda decisão sobre cursos é em cima de um estudo da localidade que foca o gasto público eficiente. “Detectamos uma necessidade profissional do local. A partir do momento em que esta demanda foi atendida nós instalamos um novo curso, até para que não seja saturado o mercado”, concluiu o presidente da Comissão.

A projeção da direção da Unemat e repassada ao vice-prefeito pela Comissão é que o processo de implantação seguindo em boa velocidade permite fixar o início das aulas para o segundo semestre de 2014, em Rondonópolis. Ao ouvir que a grande necessidade é em estrutura física, Salles cobrou um relatório mais minucioso para que a Administração estude e apresente o que é possível atender.

“Precisamos saber a necessidade de cada curso com salas, laboratórios, bibliotecas, enfim, o que precisaríamos para que os Cursos funcionassem. Temos condição de viabilizar, até porque a maioria de nossas escolas é do Ensino Básico (infantil e fundamental) e deixam estruturas ociosas à noite que podem ser utilizadas. Dimensionado o que teremos de atender correremos atrás”, disse Rogério.

Assim como já havia falado o prefeito Percival Muniz, Salles acredita que nos moldes que a Unemat deve vir ainda faltará uma lacuna a ser preenchida na capacitação técnica que a cidade demandará. “Nos próximos anos temos potencial para crescer em mais 100 mil habitantes com a ferrovia e tudo mais. Talvez estes cursos não sejam os que mais precisamos, mas o fundamental é definir a vinda da Unemat. Depois naturalmente virão outras formações em curto espaço de tempo”, vislumbrou.

A reunião contou com a presença dos vereadores Olimpio Alvis, Thiago Silva e Rodrigo da Zaeli.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet