Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Economia

não perca a hora

Trinta e duas cidades de Mato Grosso ficam foram do horário de verão; saiba quais

Foto: Reprodução/ Ilustração

Trinta e duas cidades de Mato Grosso ficam foram do horário de verão; saiba quais
Começou neste domingo (20) à 0h o horário de verão que vai vigorar até o dia 16 de fevereiro de 2014 nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Os moradores dessas regiões tiveram que adiantar o relógio em uma hora. Em Mato Grosso, 32 cidades que fazem divisa com Pará e com Goiás das Regiões Sudeste de Nordeste do estado, não vão aderir à mudança de horário, porque já seguem o horário de Brasília.


As cidades que não irão aderir ao horário ao horário de verão em Mato Grosso são: Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu , Vila Rica.

Municípios do Araguaia trocam horário de Brasília por de MT durante horário de verão
Horário de verão gera energia capaz de abastecer Chapada por um ano

De acordo com informações da Rede Cemat, a previsão é que o horário de verão 2013/2014 traga redução de 4,2% na demanda por energia no horário de pico em Mato Grosso. Esse índice é superior ao registrado na edição anterior, que foi de 4,06%, com a mesma duração: 119 dias.

A estimativa da Rede é de que o consumo de energia durante os próximos meses seja de 0,85% em Mato Grosso, no Sistema Interligado Nacional (SIN) - que corresponde a 99,8% da energia distribuída no Estado. Esse percentual equivale a uma economia de 24.322,36 MWh, suficiente para abastecer o município de Chapada dos Guimarães, por exemplo, por quase um ano.

A ideia é que as pessoas aproveitem mais a ‘luz do dia’ e com isso gastem menos energia elétrica. Como já está amanhecendo mais cedo, muita gente aproveita para sair de casa também mais cedo e se exercitar. O mesmo acontece ao sair do trabalho. Como ainda está claro, as pessoas aproveitam para fazer uma caminhada, passam mais tempo nos parques e acabam economizando com condicionadores de ar e outros eletros domésticos, o que gera a economia de uma forma geral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet