Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Equipe do Instituto Ciranda visita projetos musicais de Rondonópolis

A equipe do Instituto Ciranda, de Cuiabá, comandada pelo Presidente e Maestro Murilo Alves, a coordenadora administrativa, Elisângela Passos e os professores Fernando Pereira e Jéssica Gubert, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultural de Rondonópolis, visitou o município na semana passada, com o intuito de realizar um diagnóstico dos projetos que trabalham com música para futuramente criar a Orquestra Sinfônica Jovem de Rondonópolis.


Foram visitados todos os projetos que usam a música como forma de transmitir a arte e a cidadania, além de proporcionar lazer para crianças, adolescentes e jovens de todas as classes econômicas. Dentre os projetos que receberam a visita da equipe está a Banda Pequenos Jovens, Grandes Talentos, que funciona em um espaço cedido pelo Corpo de Bombeiros. Maura Cabral, coordenadora do projeto, gostou da ideia e elogiou os alunos, “Eles tocam de tudo, desde Hino Nacional à Cisne Branco”. De acordo com a coordenadora, o projeto existe desde 2005 e ao todo são 60 crianças e adolescentes que se reúnem todos os dias para os ensaios.

Segundo o Maestro Murilo Alves, o Ciranda é um projeto gratuito, que acontece dentro da comunidade e é uma oportunidade de estudar um instrumento desde cedo que, para ele, é um privilégio. O Maestro ainda ressalta que não só os alunos, mas também os professores serão capacitados através de uma equipe de formadores que virão de Cuiabá. “O projeto trabalha com três frentes: técnica e teoria musical, prática coletiva e a filosofia da música. E é exatamente por isso que tem dado certo”, observa.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Luciano Carneiro Alves, “a vinda do projeto Ciranda para Rondonópolis é um passo à frente. E é importante que seja uma parceria de mão dupla”, afirma.

Conheça o Instituto Ciranda

Criada em 2003, o Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania, a instituição possui várias frentes de trabalho tendo como base de ação o “Centro de Educação Musical e Artística”, localizado em Cuiabá (MT). O Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 450 crianças e jovens (preferencialmente de baixa renda), de diversos bairros de Cuiabá, Várzea Grande, e outros municípios da ‘Baixada Cuiabana’. Todos os alunos em idade escolar devem estar devidamente matriculados.

O projeto já é realidades em algumas cidades do interior de Mato Grosso, como Nova Mutum, Campo Verde, Chapada dos Guimarães e Lucas do Rio Verde, e vem formando jovens para o mercado de trabalho. De acordo com o Presidente do Instituto, os músicos formados pelo Ciranda estão aptos a ingressar no ensino superior de música de qualquer universidade do país, além de poder tocar em grandes orquestras como acontece na Orquestra do Estado de Mato Grosso (parceiro educacional do Instituto Ciranda).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet