Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Anderson Rocha se reúne com Bustamante e encaminha recursos humanos para o Ciosp

Apesar de bem encaminhada, a inauguração do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – Ciosp ainda depende de alguns ajustes para que funcione com a efetividade esperada. Um dos problemas que eram identificados, até mesmo pela própria Polícia Militar, era a falta de pessoal e este foi extinto em uma conversa entre o gestor do Gabinete de Apoio a Segurança Pública – Gasp, Anderson Rocha, e o secretário de Estado do setor, Alexandre Bustamante. O encontro ocorreu em Cuiabá, na última quinta-feira (31). Bustamante afirmou que a Secretaria Estadual colocará 22 servidores à disposição de Rondonópolis para atuar no futuro Ciosp.


Com a informação, o gestor do Gasp afirma que um grande passo foi dado no sentido de formar uma estrutura capaz de monitorar, por telefone e vídeo, todos os setores de socorro e segurança da comunidade. “Estamos conseguindo sanar a questão da estrutura física interna do Ciosp em equipamentos, até para acomodar e dar condições a quem for lá trabalhar, mas os recursos humanos em si era uma preocupação muito grande. Agora com esta sinalização positiva do secretário, imagino que em bem pouco tempo vamos ter tudo pronto para o início do monitoramento”, falou Anderson.

A proposta inicial do Ciosp é que a central seja um núcleo onde recaiam todas as ligações provenientes de solicitações de socorro às polícias Militar e Civil, 190 e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu. Recebido o pedido, o atendente terá linha direta para que as informações já cheguem nas viaturas que tiverem mais próximas ao local. O Ciosp ainda será base de videomonitoramento. “Para que o sistema de imagens do centro da cidade funcione tem de haver uma estrutura de acompanhamento bem preparado, ou então não faz sentido. Certamente que o que buscamos é agilizar o serviço para o cidadão, com a polícia tendo mais ferramentas para combater a criminalidade, mas isto precisa ser feito com eficiência. Não adianta um serviço feito pela metade”, disse o gestor do Gasp.

A sociedade civil organizada, por meio de associações comerciais, entidades não governamentais e outras agremiações se juntaram e já chegaram a participar de uma reunião em Cuiabá, com o governador Silval Barbosa. O gestor estadual se comprometeu em inaugurar o Ciosp e uma equipe da capital visitou Rondonópolis. Anderson comenta que Barbosa tem se mostrado aberto ao diálogo e sensível a situação da maior cidade do sul de Mato Grosso. “Somos sim um alvo da preocupação do governador. O próprio Gabinete de Gestão Integrada – GGI Estadual já foi chamado por ele para um debate sobre Rondonópolis. Entendemos o clamor da sociedade por soluções rápidas, mas por outro lado temos de pensar ações efetivas e concretas que realmente venham a mudar a realidade”, defendeu Rocha.

Endereço: Marechal Dutra com a Arnaldo Estevan, na antiga sede da Delegacia da Mulher
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet