Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Cantando e dançando

Nossa Senhora do Livramento é palco de Festival Territorial Cururu Siriri

Foto: Reprodução

Nossa Senhora do Livramento é palco de Festival Territorial Cururu Siriri
Nesta sexta-feira (03) e no sábado (04), 10 grupos de cururu e siriri de Cáceres, Poconé e Nossa Senhora do Livramento celebram a cultura mato-grossense. É mais uma etapa do Festival Territorial Cururu Siriri que transformará a praça de eventos de Livramento num espaço de movimentos, cantos e cores. A realização é uma parceria entre as Prefeituras de Nossa Senhora do Livramento e de Cuiabá, por meio da Secretaria da Cultura.


A programação começa a partir das 19h30, com a apresentação dos grupos de cururu e siriri. Em seguida, é a vez dos shows de lambadão, com as bandas locais O Federais, Canarinhos e Banda Show. Para a coordenadora de turismo e cultura de Livramento, Terezinha Silva, a expectativa é proporcionar aos moradores do município e da baixada Cuiabana um evento repleto de manifestações culturais. “Reunir aqui 10 grupos de cururu e siriri é muito gratificante, pois o público poderá contemplar um momento rico em cultura”, complementa Terezinha.

Os grupos serão avaliados por uma comissão formada pelo diretor do Museu do Rio e figurinista José De Paula; pela professora de música da Universidade Federal de Mato Grosso, Alda Araújo; pelo coreógrafo Kelson Panosso; pelos cururueiros Anízio Gonçalves de Araújo e Isaac, e pela Conselheira de Estado de Cultura, Eliane Fátima da Conceição. “Esta comissão de avaliadores vai percorrer mais dois pólos para a seleção dos grupos que vão se apresentar em Cuiabá, na oitava edição do Festival Cururu Siriri, no bairro Porto”, explicou Domingas Leonor, presidente da Federação Federação Mato-Grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri – Tradição Cultural.

Os quesitos avaliados são Abertura, Coreografia, Interpretação/Expressão Corporal, Afinação/Ritmo, Evolução/animação, Conjunto/harmonia, Figurino/adereços e Figuras Lendárias.

Em maio, 51 grupos de cururu siriri participaram do Seminário Cururu Siriri e foram divididos por regiões: Grupo I agrega Cáceres, Livramento e Poconé; Grupo II abriga Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Planalto da Serra; Grupo III reúne grupos de Santo Antonio de Leverger e Barão de Melgaço; e Grupo IV: Nova Mutum, Rosário Oeste, Nobres, Jangada, Tangara da Serra e Barra do Bugres. Cada região terá sua etapa territorial, onde os grupos se apresentam e serão avaliados.

O pólo Nova Mutum já recebeu a comissão, e nos dias 10 e 11 de julho, é a vez do município de Chapada dos Guimarães e nos dias 17 e 18 de julho, a cidade de Santo Antonio do Leverger. Segundo o secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, a realização de etapas territoriais estimula à integração, a união entre os grupos, a multiplicação do conhecimento e a transversalidade entre as áreas do desenvolvimento humano. “O Festival Cururu Siriri tem a finalidade de estimular o conhecimento, a formação, a capacitação, a habilitação e a profissionalização dos Grupos de Cururu e Siriri do território mato-grossense. È um trabalho complexo, realizado em conjunto pelo poder público e Federação”,comentou Olimpio.

A etapa em Livramento integra o 8º Festival Cururu Siriri, que ocorrerá entre os dias 28, 29 e 30 de agosto, na Praça Cururu Siriri, no bairro Porto, em Cuiabá. O Festival Cururu Siriri é uma ação conjunta entre Prefeitura de Cuiabá e Federação Mato-Grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri – Tradição Cultural. Coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá, as etapas territoriais contam com apoio efetivo das Prefeituras de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Jangada, Nobres, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Mutum, Santo Antonio do Leverger , Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.

Serão classificados 18 grupos de Siriri e três de Cururu, que se apresentarão no 8º Festival Cururu Siriri. Destes, oito grupos de Siriri serão classificados dos Festivais Territoriais, sendo os dois grupos melhores qualificados em cada Pólo. E os dez restantes grupos de Siriri serão classificados dentre os que obtiverem a melhor qualificação geral.

Os grupos de Cururu que ser apresentarem nas etapas dos Festivais Territoriais serão reunidos em três grandes grupos e se apresentarão na abertura de cada dia do Festival, em Cuiabá
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet