Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Promovido a titular, brasileiro Gabriel é o novo número 1 do Milan

Gabriel vai ser titular no Milan contra a Fiorentina, neste sábado, apesar do retorno do veterano Christian Abbiati. O ex-jogador do Cruzeiro recebeu o voto de confiança do treinador Massimiliano Allegri e é o novo dono da camisa número 1 dos rossoneri no Campeonato Italiano.


As boas atuações de Gabriel nos jogos com Udinese, Parma e Lazio valeram ao brasileiro, de apenas 21 anos, a confiança da comissão técnica, que, de forma surpreendente, decidiu colocar Abbiati, goleiro do Milan há dez anos, no banco de reservas.

A titularidade de Gabriel é uma surpresa para a própria imprensa italiana, que apostava no retorno de Abbiati ao gol. Na sexta-feira, na entrevista coletiva, Allegri havia informado aos jornalistas de que o brasileiro poderia ser titular, mas, neste sábado, confirmou ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone, o lugar do brasileiro no time. A promoção de Gabriel é uma escolha do treinador, apoiada pelo clube e pelos jogadores do Milan, que demonstraram confiança no brasileiro.

- Tenho a confiança da comissão técnica e de todo o grupo. Respeito todos os goleiros, o Christian é um grande campeão, mas vou continuar trabalhando e aproveitar essas oportunidades que me vêm sendo dadas - afirmou Gabriel em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, após o empate contra o Lazio e ainda antes de saber que seria promovido a titular do Milan no campeonato.

Gabriel disputou os últimos três jogos do Milan no campeonato italiano no lugar de Abbiati, que ficou de fora devido a uma lesão. Allegri escolheu o brasileiro em detrimento do segundo goleiro, Marco Amelia.

Quando chegou ao Milan em 2012, o goleiro da seleção brasileira no Mundial sub-20 e dos Jogos Olímpicos de Londres já havia surpreendido os companheiros e o próprio Abbiati, que o definiu como “fenômeno”. Apesar de ter sofrido quatro gols nos jogos com Udinese, Parma e Lazio, Gabriel se mostrou seguro, confiante e líder da defesa, com atitudes dignas de um número 1.
Agora que se assumiu como titular no campeonato italiano, o mineiro deverá ser promovido também a titular do time na Liga dos Campeões a partir de janeiro. O ex-Cruzeiro não foi inscrito na lista para a fase de grupos devido a uma lesão no ombro, mas caso o Milan se qualifique para as oitavas de final, será o escolhido de Allegri.

- Eu joguei essas partidas, mas não sei como é que vai ser no futuro. Independentemente do que aconteça, eu vou continuar lutando para buscar o meu espaço. Agora em janeiro, vou ser inscrito na lista da Champions, acho que vamos passar para as oitavas e depois vamos ver - comentou em tom cauteloso o novo número 1 rossonero.
Duelo vale vaga para a Copa

O duelo entre Milan e Fiorentina no San Siro irá marcar o reencontro dos dois goleiros da seleção olímpica do Brasil em 2012. De um lado Gabriel, do outro Neto. Os dois ainda estão de olho por uma vaga para a Copa e, segundo, a imprensa italiana, Scolari estaria observando a evolução de Gabriel no Milan, que sonha em ocupar a vaga de terceiro goleiro na lista do treinador. O passado dos brasileiros no Campeonato Italiano demonstra que Neto e Gabriel estão no lugar certo.

Herdeiros de Taffarel

Gabriel é o 13º goleiro brasileiro na Itália, um dos países com mais tradição na camisa 1, mas onde os brasileiros se assumiram como protagonistas nos últimos anos. As portas foram abertas por Claudio Taffarel em 1990, que ao ser contratado pelo Parma, se tornou no primeiro goleiro estrangeiro em Itália. Dida seguiu o mesmo caminho ao assinar pelo Milan em 2000, e depois veio Julio Cesar, transferido para o Inter de Milão em 2005.

Os três foram donos da camisa 1 da seleção em Copas do Mundo. Taffarel em 94, Dida em 2006, e Julio César em 2010. O agora goleiro do Queen Park Rangers foi o escolhido por Scolari para ocupar o lugar na Copa do Mundo de 2014.

Mas, além desses três protagonistas, outros goleiros brasileiros representaram times italianos, como Diego Cavalieri (Cesena), Julio Sergio (Roma), Doni (Roma), Arthur (Roma) e Rubinho (Genoa).

Atualmente, há cinco goleiros brasileiros no Campeonato Italiano, e três deles são titulares. Angelo da Costa no Sampdoria, Neto na Fiorentina, Gabriel no Milan, Rafael no Verona.

Além disso, há Rafael no Napoli. O ex-santista assinou pelo Napoli com a garantia de que seria o futuro do time e, de acordo, com a imprensa, irá assumir a vaga de titular na próxima temporada. Mas ao conquistar a camisa 1 do Milan, Gabriel deu um passo gigante para ser o quarto da lista formada por Taffarel, Dida e Julio César.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet