Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

oportunidade

UFMT começa este mês curso de pedagogia para brasileiros residentes no Japão

Começa este mês o curso de pedagogia na modalidade a distância, a ser oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Começa este mês o curso de pedagogia na modalidade a distância, a ser oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Tokai, do Japão. O curso está oferecendo 300 vagas para professores brasileiros que estão atuando junto a crianças também brasileiras, em escolas e instituições nesse país.


A aula inaugural está marcada para o próximo dia 11 de julho, sexta-feira e será ministrada, na Universidade de Tokai, pelo embaixador do Brasil no Japão, Luís Augusto de Castro Neves. Participarão do evento a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, a Diretora do Instituto de Educação e coordenadora do curso, Kátia Alonso, o assessor de Relações Internacionais, Paulo Teixeira de Souza, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (STI), Alexandre Martins dos Anjos, e o professor Oreste Preti, que ministrará o primeiro módulo do curso.

O Ministro da Educação Fernando Haddad não poderá comparecer à solenidade e, por isso, gravou em vídeo o seu pronunciamento que será exibido no início do evento. Em sua fala, o ministro declara que ´´a abertura do curso de pedagogia pela UFMT no Japão é mais um passo importante no fortalecimento das relações do Brasil com esse país que acolhe um conjunto apreciável de brasileiros.´´ Na avaliação de Haddad, a iniciativa da UFMT fortalecerá e qualificará o sistema de ensino local que atende brasileiros. ´´Temos a expectativa´´, comentou, ´´que os estudantes sejam muito bem atendidos por esse curso inovador, um experimento que poderá ser modelo para outros países, que poderão receber unidades da Universidade Aberta do Brasil, inclusive em outras áreas de conhecimento.´´ Fernando Haddad frisou que esse ´´é um gesto ousado da Federal de Mato Grosso e adequado às tecnologias hoje disponíveis´´. Finaliza fazendo votos de que ´´os estudantes, seus familiares e os alunos que serão atendidos pelos futuros professores se beneficiem o máximo possível desse empreendimento que merece louvor.´´

Para a Profª Kátia Alonso, a realização desse curso é um fato memorável na história da UFMT. ´´No Núcleo de Educação Aberta e a Distância, sempre fizemos a opção de trabalhar só em Mato Grosso. Foi uma decisão política de não estender o trabalho para outros estados para que pudéssemos atender melhor os alunos da nossa região, através de um acompanhamento mais próximo e freqüente. Nesse caso da oferta do curso de pedagogia para brasileiros residentes no Japão, o convite partiu do Ministério da Educação, o que significou para nós o reconhecimento do trabalho da UFMT na área da educação a distância.´´

A programação de abertura do curso prosseguirá no período do tarde e no dia seguinte, com a introdução do primeiro módulo do curso pelo Prof. Oreste Preti e com o treinamento que será ministrado aos cursistas por uma equipe da STI sobre a forma de utilização do ambiente virtual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet