Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PRECARIEDADE

Entidade critica falta de estrutura e efetivo da Delegacia do Idoso na capital

Foto: Reprodução/Ilustração

Entidade critica  falta de estrutura e efetivo da Delegacia do Idoso na capital
A infraestrutura e a deficiência de recursos humanos para atendimento a pessoa idosa e a investigação de crimes em Cuiabá é alvo de preocupação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa da Capital. Criada em junho deste ano pela Diretoria da Polícia Judiciária Civil, a Delegacia da Pessoa Idosa está instalada no mesmo prédio de funcionamento da Delegacia da Mulher (na rua Coronel Peixoto, nº84, bairro Bandeirantes). 


Para poder suportar a nova demanda o delegado  Clocy Hugney foi designado (ainda no mês de junho) e um novo cartório para atendimento foi instalado, porém, sem ampliação do efetivo.

“Nos próximos dias iremos até a  unidade para poder debater essa situação”, pontua a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Cuiabá, Iva Ferreira. Para ela, além do incremento estrutural,  que incide na instalação de rampas e, até de um elevador,  é urgente que o efetivo da unidade policial seja ampliado.
 
“A mulher idosa já era atendida nessa unidade, mas a demanda cresceu, sem dúvida nenhuma”.  Dados do IBGE, conforme a presidente Iva,  apontam que vivem em Cuiabá e entorno rural, cerca de 60 mil pessoas com 65 anos ou mais.

A situação da unidade também é alvo de preocupação da representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em Mato Grosso, Marli Keller. “Se antes da junção já não havia estrutura, imagine como a situação está agora com duas unidades em funcionamento em um mesmo espaço. No país, as estatísticas mostram que uma mulher é agredida, em média, a cada seis minutos, e imagine o quantitativo de denúncias. A gente sabe que o número de idosos vítimas também é expressivo”.

Segundo ela, haverá um diálogo juntamente com o Conselho do Idoso para a adoção de medidas que resultem em melhorias para o público de maneira geral. “Inicialmente temos de buscar um entendimento sobre a questão”, finaliza.

Hoje, Mato Grosso possui apenas duas unidades policiais destinadas ao atendimento da pessoa idosa, sendo uma na capital e outra na cidade de Várzea Grande que agrega três tipos de atendimento em uma única unidade, com a Delegacia da Mulher, Infância e Juventude e da Pessoa Idosa.

Dados da Polícia Judiciária Civil apontam que em 2013 no primeiro semestre (quando o atendimento na capital era descentralizado em Cuiabá) foram registradas 298 ocorrências contra pessoas idosas. Em 2012, outras 353.

A Polícia Judiciária Civil informou que a instalação da Delegacia da Pessoa Idosa em Cuiabá  atendeu a uma solicitação das entidades representantes  e que a estrutura física da Delegacia de Defesa da Mulher e da Pessoa Idosa será totalmente reformulada. Já se encontra em processo de licitação projeto no valor de R$ 355 mil para reforma e ampliação do prédio, contando, inclusive com instalação de um elevador. Em Várzea Grande o projeto de ampliação da unidade terá investimentos de R$ 378 mil, também para ampliação e reforma geral.

Quanto ao reduzido número de policiais civis, a assessoria da Polícia Civil, informou que o governo do Estado anuncia nos próximos dias a realização de concurso público para 600 policiais civis, 155 escrivães e 450 investigadores, o que deverá reduzir a demanda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet