Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

MT é o 6º do país em registros de estupros, revela 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Foto: Reprodução/Ilustração

MT é o 6º do país em registros de estupros, revela 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Mato Grosso é o 6º Estado do país em registro de estupros com taxa de 38,6 ocorrências para cada grupo de cem mil pessoas, superando a taxa nacional que é de 26,1. Os dados foram compilados pelo 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e referem-se ao volume de ocorrências policiais registradas no de 2012. Pertence ao Estado de Roraima - que contabiliza 52,2 - o 1º lugar da listagem. Em todo o país, foram mais de 50,6 mil registros, sendo um total de 1.204 em Mato Grosso. A tabulação dos dados leva em consideração os registros do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)/ Ministério da Justiça.


Leia mais: Caminhoneiro é indiciado por estupro, homicídio e ocultação de cadáver de estudante de 17 anos

“A Lei Maria da Penha, sem dúvida foi um grande avanço, mas ainda o que necessitamos é da implementação, de fato, das políticas públicas. Hoje, por exemplo, temos as delegacias das mulheres, mas elas carecem de melhor estruturação física, por exemplo, e de formações contínuas”. A avaliação é da mestre em educação Ângela Maria Santos, que atua junto as causas das diversidades sociais no Estado.

Para ela, a escola e a família desenvolvem um papel fundamental na desconstrução de um processo de perpetuação sexista. “A escola tem uma função fundamental para a desconstrução desse comportamento, da valorização sexista. A família também deve desenvolver um papel em uma perspectiva de igualdade de gêneros”.

Estrutura Policial

Atualmente em Mato Grosso existem apenas cinco delegacias especializadas em investigações contra as mulheres. Nos demais municípios o trabalho é realizado de maneira descentralizada, ou seja, não existe uma unidade especializada para investigações. A assessoria da Polícia Civil informa que já existe projeto pleiteando recursos junto à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República para ampliação do número com a construção de outras cinco unidades. Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Judiciária Civil, as Delegacias Especializadas em Cuiabá e Várzea Grande vão receber melhorias estruturais com obras de reforma e ampliação. Os dois projetos de execução, orçados em quase R$ 1 mi, já estão em fase de licitação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet