Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Campeões do futebol vão ser definidos nesta quinta-feira

Paixão brasileira, o futebol também seduz os indígenas e é praticado como uma modalidade esportiva por eles. Presente na programação dos 12º Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá, o esporte irá marcar os primeiros campeões do evento, que serão definidos na manhã desta quinta-feira (14.11), no estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, localizado no Porto.



As partidas começam às 8h30 com as mulheres. Na disputa, as mato-grossenses Kura Bakairi jogam em busca da vitória contra as paraenses Parkatêjê. Depois, às 9h30, será a vez dos homens, com os gaúchos Kaingang contra os maranhenses Kanela Rãmkokamekra. Ao todo, foram 75 etnias participantes, sendo 39 equipes do masculino e 36 do feminino.


A programação esportiva continua à tarde, a partir das 15h30, no Jardim Botânico, região do Sucuri. Na arena dos Jogos, ocorrerá mais uma eliminatória da modalidade Cabo de Força. Todas as 48 etnias participantes do evento disputam nesta modalidade. A primeira eliminatória foi realizada na última segunda-feira (11), quando foram classificadas cinco equipes. A final será no sábado (16), com 10 times concorrendo pelo título de campeão.


O Cabo de Força é uma modalidade tradicional indígena e cada delegação pode inscrever no máximo duas equipes, uma masculina e uma feminina, compostas de 10 atletas e dois reservas cada uma. A classificação final é feita pelo sistema de eliminatória simples em todas as fases, até chegar a uma equipe vencedora.


Além das competições, o evento ainda oferece nesta quinta-feira demonstrações de jogos tradicionais, como o Kaypi, Jawary, Peikrãn,Corrida de Tora, e Idjassú. Ao final, já por volta das 19h, ocorrem as apresentações culturais e folclóricas.


O evento prossegue até sábado (16.11), na aldeia dos Jogos dos Povos Indígenas, construída em uma área de sete hectares, no Jardim Botânico, localizado na avenida Antártica, após a Ambev, na região do Sucuri. No local, estão instaladas a arena dos jogos, com capacidade para oito mil pessoas, e atrações como a oca digital, a oca da sabedoria, feiras de agricultura e de artesanato indígenas.


Idealizados pelo Comitê Intertribal, os Jogos dos Povos Indígenas são realizados em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo de Mato Grosso, por meio Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), e conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Prefeitura de Cuiabá.


Clique aqui para saber mais sobre os esportes tradicionais indígenas e conferir toda a programação do evento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet