Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

da fronteira

Deputado solicita ajuda do Detran para localizar proprietário de veículos repatriados que estavam na Bolívia

Foto: Da Assessoria

Deputado solicita ajuda do Detran para localizar proprietário de veículos repatriados que estavam na Bolívia
O deputado Emanuel Pinheiro (PR-MT) solicitou ajuda do presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Gian Castrillon, para conseguir efetivar a devolução de 53 veículos roubados no Estado que estavam na Bolívia para devolve-los a seus proprietários. No início deste ano, mais de 390 veículos que entraram ilegalmente na Bolívia foram repatriados.  


Leia mais:Fagundes fala em reciprocidade com Maggi e admite que não quer candidatura de Silval ao Senado
Secretários de Silval desfalcam disputa pela Câmara Federal e tendência é enfraquecer ‘chapão’

Uma das maiores dificuldades enfrentadas no processo de repatriação dos veículos é a localização dos donos dos veículos. Para conseguir identificar essas pessoas, uma lista contendo as 53 carros está nas mãos de Castrillon.

“Nós vamos pedir ajudar do TRE [Tribunal Regional Eleitoral] para que possamos ter essa lista de proprietário atualizada, pois é a partir do título que conseguiremos chegar a essas pessoas, uma vez que essa lista de eleitores é atualizada a cada dois anos”, declarou Castrillon.

Questionado sobre com quem ficaria encarregado dos os encargos financeiros do retorno desses veículos à seus locais de origem, o presidente do Detran disse que esse ponto ainda será analisado.

O processo de repatriação de carros brasileiros na Bolívia teve início em 2011 quando uma ação conjunta entre Mato Grosso e outros Estados brasileiros, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. O resultado da investigação foi a localização de mais de 5 mil veículos que entraram ilegalmente na Bolívia.

Desse total, 397 veículos já foram repatriados e 55 são de Mato Grosso. A devolução dos carros apreendidos pela Divisão de Prevenção de Roubos de Veículos da Bolívia (Diprove) começou no início deste ano. Nesse primeiro lote, 500 veículos serão repatriados ao país com comprovada ocorrência de roubo. No cenário, em destaque, consta o estado de Mato Grosso, por tratar da sua extensa faixa de fronteira com o país vizinho.

Receptação

Muitos carros entram ilegalmente no país vizinho, Bolívia, e facilmente são legalizados naquele país. “Lá, não existe o crime de recaptação como aqui no Brasil, assim, todo carro que entra na Bolívia não é impedimento de ser emplacado”, conta Emanuel Pinheiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet