Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

'TOURO BRANCO'

Operação da Polícia Federal em Mato Grosso apreende seis aviões

Três aviões foram apreendidos já no dia da deflagração – um em Sinop, um em Colíder (150 km de Sinop) e outro em Belém, além de três camionetes Toyota Hilux.

Foto: Assessoria

Uma das aeronaves foi apreendida no Aeroporto João Batista Figueiredo, em Sinop

Uma das aeronaves foi apreendida no Aeroporto João Batista Figueiredo, em Sinop

A Polícia Federal concluiu o inquérito relacionado à “Operação Touro Branco”, deflagrada em 15 de outubro de 2013, em Mato Grosso e mais quatro estados, no combate ao crime organizado e tráfico internacional de drogas, informou nesta quinta-feira a assessoria.


No total, foram apreendidos seis aviões que serviam para trazer entorpecentes da Bolívia. Também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, que culminaram na prisão de 16 pessoas.

A operação começou há um ano e meio, quando a PF identificou o transporte de droga na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, por meio de aeronaves de pequeno porte. Os traficantes escondiam grandes quantidades de entorpecente em regiões de áreas rurais e fazendas, até que um transporte fosse disponibilizado para levar a droga aos consumidores.

Em Mato Grosso, os mandados foram cumpridos em Cuiabá, Cáceres, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Sapezal, Colíder, Sinop, Sapezal e Rondonópolis. Os demais foram realizados em Luziânia (GO), Apodi (RN), Belém, Santarém e Paragominas (PA) e Lavínia (SP).

PF cumpre 17 mandados de prisão e desarticula quadrilha de tráfico internacional
Latrocidas, homicidas e ladrões de banco fogem de penitenciária em Mato Grosso

A operação recebeu esse nome porque os traficantes utilizavam constantemente o termo “touro branco” durante as negociações envolvendo o tráfico de drogas. Eles tentavam simular a compra e a venda de gado na tentativa de despistar a polícia em eventuais interceptações telefônicas.

Nos dias seguintes à deflagração da operação, a polícia trabalhou para localizar as aeronaves pertencentes à organização criminosa. Três aviões foram apreendidos já no dia da deflagração – um em Sinop, um em Colíder (640 km ao Norte de Cuiabá) e outro em Belém, além de três camionetes Toyota Hilux.

Ao todo, 20 pessoas foram indiciadas por tráfico internacional e associação para o tráfico de substâncias entorpecentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet