Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Avallone lembra carreira e solta "bomba": Tevez por Pato no Corinthians

Roberto Avallone, famoso por ter apresentado durante um longo período o programa esportivo Mesa Redonda na TV Gazeta, visitou na tarde desta quinta-feira os estúdios do Terra. Em uma longa e descontraída conversa, o jornalista não economizou em seus famosos bordões (exclamação!) para a "audiência rotativa que temos", declamou Carlos Drummond de Andrade e soltou "uma bomba", como ele mesmo classificou, a respeito de uma especulação de mercado do Corinthians: o time alvinegro gostaria de trocar Alexandre Pato por Carlos Tevez com a Juventus, da Itália.


Atualmente afastado da televisão, Avallone disse ter um projeto para retornar às telinhas já em 2014. Agradeceu o carinho dos fãs, que o reconhecem na rua, contou histórias sobre a carreira no jornalismo esportivo e soltou várias outras bombas - muitas delas sobre o Palmeiras.

Leia, abaixo, os melhores momentos da entrevista:

Gilson Kleina
​O que vale mais, o trabalho da Série B ou o rebaixamento do ano passado, a eliminação de forma vexatória para o Atlético-PR, para o Tijuana no Pacaembu (está certo que o Bruno tomou um frango, mas o time também não reagiu)? Falei para o Paulo Nobre, não é um técnico para o ano do centenário do Palmeiras. Por que não o Jorge Sampaoli (técnico do Chile), que é um discípulo do Bielsa? Por que não uma mudança de mentalidade? Eu tenho minhas dúvidas sobre o Kleina, ele me parece um belo gerente de recursos humanos, que vai te motivar e só.

Elenco do Palmeiras

O palmeirense não suporta mais ver a escalação de Wendel, Fernandinho, Felipe Menezes lento demais, André Luiz também lento, Ananias... com todo respeito, jogou bem na Portuguesa, mas tem 1,5 m. Serginho... é muito inho. Se falar em time, o Palmeiras tem uma espinha dorsal responsável: Fernando Prass, Vilson, Henrique, Wesley, Márcio Araújo, o Leandro se colocar a cabecinha no lugar, o Alan Kardec... mas qual a jogada que o Palmeiras tem para a jogada do Alan Kardec, que é a cabeçada? Não tem.

O Palmerias está querendo um lateral direito, porque o Luís Felipe dificilmente ficará por causa de um erro de digitação no contrato (já até falei com o Paulo Nobre que disse ter punido os responsáveis, mas aprendi no livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, o responsável é sempre o chefe), um zagueiro (Manoel), um lateral esquerdo, um meia (o Valdivia é um craque, mas quantas vezes por ano joga?) e mais um atacante (o Marcelo, do Atlético-PR... mas o Corinthians também quer, e quem tem mais bala na agulha?).


Allianz Parque
Essa arena está um imbróglio. O Palmeiras reclama que a WTorre só tem direito a 10 mil cadeiras, e a construtora diz ser dona de todas as cadeiras. As obras estão atrasadas, há uma predisposição de entrar com uma ação contra a construtura. Não está uma coisa tranquila. É bem provável que o Palmeiras passe o ano do centenário jogando no Pacaembu. O contrato do Palmeiras é de 30 anos. Eu não sou jurista, mas nos moldes que a construtora diz eu não assinaria. A construtora pode lucrar nos naming rights, nos camarotes, nos shows...

Satisfeito com a diretoria do Palmeiras?
As últimas gestões não foram satisfatórias financeiramente. Eu conversei com o atual presidente do Palmeiras e a impressão que ele me passa é boa: centrado, espero que não deixe de ser ousado, está comprando uma briga justa no caso do Allianz Parque por um acordo melhor... eu estou gostando do Paulo Nobre. Tem os seus erros? Tem. O negócio do Barcos não foi bom, na minha opinião. Poderia, no mínimo, ter negociado melhor. Esse Rondinelly eu nem sei que pito toca, se é gordo ou magro. O quinto jogador nem veio, o Vilson já estava desvinculado... só veio o Leandro. Errou nisso. Mas prefiro alguém como ele, que aprenda com os erros.

Bomba: Pato por Tevez
O futebol é que nem um poema de Drummond: "hoje beija, amanhã não beija,
depois de amanhã é domingo e segunda-feira ninguém sabe o que será". Mas alguém me contou que o Corinthians tentará a troca de Alexandre Pato por Carlitos Tevez. Falei: tentará. E ousar lutar é ousar vencer.


Currículo no jornalismo
Quem olha muito para trás vira estátua de sal. Mas o meu passado me alegra. Trabalhei muito tempo no Jornal da Tarde, tive a felicidade de comandar a equipe em dois prêmios Esso, trabalhei na Copa do Mundo de 1978 e 1982... Fiquei 20 anos na Gazeta, trabalhei na Bandeirantes... e também estive na RedeTV. Antes, no começo da carreira, trabalhei na TV Record, fiz Jovem Pan, Rádio Bandeirantes... trabalhei no Paraná, quando era OM e depois CNT. Junto com o Galvão Bueno, ele narrava jogos e eu comentava.

Modelo de mesa redonda está falido?
Eu mudaria alguma coisa. Sou muito grato ao formato de mesa redonda, mas antes não tinha tanto assessor, tanto empresário. Você convidava a pessoa no banheiro. Houve um dia que não esqueço. O Corinthians ganhou do São Paulo por 1 a 0, gol supostamente impedido do Neto. O gol eliminou o São Paulo de disputar a final do Campeonato Paulista com o Palmeiras. Nesse domingo, no mesmo dia, a minha produção conseguiu levar o Neto, o Zetti, o presidente do São Paulo... a Globo colocou o Festival Charlie Chaplin, cult, e sabe o que aconteceu? A Gazeta ganhou da Globo, por 40 minutos. E eu comemorei como um gol. Mas eu mudaria alguma coisa, sim. Daria valor à informação online.

Saudades da TV?
Tenho saudade. Mas tenho a certeza de que, no começo do ano, tenho dois projetos... e espero que os dois vinguem.

Jornalismo Futebol Clube?
O jornalista pode torcer, sempre tem um motivo que o levou ao futebol. Mas não pode distorcer. Eu tenho meu time, e está na cara qual é, mas quando estou trabalho sou Jornalista Futebol Clube. Você pode ter o seu time, e na hora do seu trabalho ser isento, como, modéstia à parte, eu tento ser.

Galvão Bueno
Acho um profissional ótimo. Não tenho mais amizade com ele, mas enquanto convivemos foi bom. Vejo pesquisas que mostram que já uma rejeição. Talvez em jogo do Brasil ele fique muito assim, mas não é um produto dele. É um produto que deve ser valorizado. Ele tem um QI (quociente de inteligência) bem alto.

Tem alguém de quem não gosta na imprensa?
Se tivesse, não falaria agora. Não precisa. Não quero virar estátua de sal, quero olhar para frente. Como diria o ditado popular: vamos à frente que atrás tem gente.

Considera-se celebridade?
Celebridade? Sinceramente, fico surpreso agradavelmente quando ainda, embora afastado do vídeo por um tempo nesse período sabático, ainda sou reconhecido nas ruas exatamente como era antes, me pedindo para voltar. Isso é constatação mercadológica. Fico muito grato por isso.

Marlone, do Vasco?
Santos e Corinthians querem, e o Santos está um pouquinho à frente, porque já está conversando com o pai dele. Excelente jogador, tem 1,80 m, lançado pelo Marcelo Oliveira. Ainda é possível contratar, a não ser que surja um clube de árabes emergentes.

Mano Menezes no Corinthians
Provavelmente o Mano Menezes assumirá o Corinthians no lugar do Tite. Sabe-se que o presidente Mário Gobbi gosta muito do Tite, mas o próprio Tite antecipou que três anos no time é o suficiente para um período de desgaste. O Mano Menezes foi campeão com o Mário Gobbi e tem o aval do Andrés Sanchez. A tendência é que o Tite tenha um ano sabático e o Mano, um corintianático.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet