Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Mato Grosso consolida Informações Espaciais de Terras Indígenas

Mato Grosso consolidou a sua Base de Informações Espaciais referentes às terras indígenas no estado. O trabalho tem sido realizado desde o mês de março, quando técnicos da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan-MT) foram a Brasília para tratar do assunto junto à Fundação Nacional do Índio (Funai). O trabalho já foi concluído sob a base cartográfica de 1:100.000, sendo que a Funai solicitou até o mês de maio de 2014 para aplicar as informações sobre sua base de dados.




“Estivemos novamente em Brasília na semana passada para apresentar o relatório final do trabalho. Construímos uma via dupla de troca de informações, onde a Funai passará a utilizar a base cartográfica digital do Ministério do Meio Ambiente, a mesma que nós utilizamos na Seplan. Essa é base homologada para ser utilizada em todos os estados que formam a Amazônia Legal”, pontuou a engenheira cartográfica da Seplan, Lígia Camargo.



O trabalho não afeta a vida no campo, ou seja, a atual situação das terras indígenas. “Nós fizemos o refinamento da informação, que antes estava na base de 1:250.000”, acrescentou Lígia.



O trabalho foi feito pela Coordenadoria de Cartografia da Superintendência de Informação. A ação envolveu as 73 terras indígenas do estado. Cada uma delas teve seu memorial descritivo analisado e aplicado sobre o mapa do estado. Os dados serão encaminhados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) pela Funai.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet