Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Com recursos próprios, Prefeitura realiza obra de reurbanização do Centro Histórico de Diamantino

Com recursos próprios do município, no valor de R$ 56.610,49, o Centro Histórico de Diamantino passa por reurbanização do canteiro central e praça na rua Monsenhor Doudreneuff.


O local contará com detalhes do piso em pedra Portuguesa, paisagismo, poste de aço cônico contínuo curvo duplo e luminária.

O prefeito Juviano Lincoln ressaltou que há uma grande atenção para preservação da identidade histórica do município que completou 285 anos, no dia 18 de setembro. O prefeito assegurou que as melhorias não descaracterizarão o patrimônio.

“Vamos tirar bom aproveito do fato de Diamantino ser uma cidade antiga, e realçar esse charme. No canteiro central da rua Monsenhor Doudreneuff, por exemplo, haverá piso e iluminação diferenciados. O intuito é deixar Diamantino cada dia mais aconchegante e valorizar o turismo”, ressaltou.

O secretário municipal de Obras de Diamantino, João Gonçalves Lopes, acompanhou nesta segunda-feira (18.11) a execução da obra.

- Diamantino cidade histórica

Em 18 de setembro de 1728, poucos anos depois da fundação de Cuiabá, começou a movimentação para formação do núcleo que deu origem ao atual município de Diamantino. Gabriel Antunes Maciel escreveu à Câmara de Cuiabá, dando notícias da descoberta do ouro.

Inicialmente, o local era denominado de Arraial do Ouro, nome dado ao córrego onde o metal havia sido encontrado. Posteriormente, o lugar passou a chamar-se Félix, certamente o nome de um garimpeiro pioneiro na região.

Pouco tempo depois, os garimpeiros encontraram pedras diamantíferas, cuja extração era privativa da Coroa Portuguesa. Tal achado fez com que o governo fechasse todos os garimpos da região. Mas a mineração clandestina continuou. Foi criado o Destacamento Diamantino do Paraguai, para inibir o garimpo ilegal, o qual assegurou a fixação do povoado de Diamantino.

No dia 9 de agosto de 1811, a Resolução Régia criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Alto Paraguai Diamantino. O nome Paraguai, incluso na denominação, vinha de um erro geográfico dos bandeirantes, que julgavam se encontrar estabelecidos nas cabeceiras do rio Paraguai, quando o rio Diamantino é apenas um afluente desse rio. (IBGE)

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet