Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

fique atento aos sintomas

AACC inaugura nova ala e faz série de eventos em Cuiabá pelo Dia Nacional em Combate ao Câncer Infantojuvenil

Foto: Laura Petraglia - Olhar Direto

Maxilaine e Ana Carolina, atendidas pela AACC

Maxilaine e Ana Carolina, atendidas pela AACC

Mesmo com todo o acesso à informação dos dias atuais, crianças e adolescentes acometidos pelo câncer ainda padecem pela falta do diagnostico precoce da doença. É com objetivo de chamar atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil que a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACCMT) realiza uma série de atividades esta semana, entre os dias 21 e 25 de novembro. Na manhã desta segunda-feira (19), uma nova ala na Casa foi inaugurada que possibilitará a ampliação do trabalho da instituição.


Segundo a presidente a AACC, Tellen Costa, a nova ala foi construída com 100% de recursos da instituição, provenientes das doações obtidas por meio do telemarketing. “Foi um investimento de R$ 150 mil na obra e mais R$ 50 mil nos móveis. Todo o recurso proveniente das doações de pessoas físicas e jurídicas. Essa construção contempla uma sala mais ampla pro telemarketing, o que vai nos permitir potencializar o serviço, uma sala de comunicação e marketing, de coordenação do voluntariado, da administração, e do nosso novo projeto de aulas de Balé e Karate para as crianças e adolescentes”, explicou.

Leia também:

Lei que obriga plano de saúde a cobrir remédios contra câncer é sancionada
Dilceu passa por cirurgia para retirada de próstata após diagnosticar câncer

A escolha desta semana para realização de diversos eventos lembrando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil é em razão dia Nacional em Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), comemorado no dia 23 de novembro. O principal objetivo, segundo Tellen, é esclarecer sobre os sintomas mais comuns da doença, que são: manchas roxas, inchaços, caroços, perda de peso ou ganho de peso de repente e mancha branca nos olhos.

E foi justamente por conhecer os sintomas da doença que já tinha acometido sua irmã, que a mãe Maxilaine Oliveira não se conformou com os diagnósticos que recebia dos médicos sobre a pequena Ana Carolina Oliveira Dufeck, de 2,7 anos, no município de Juína. Segundo ela, Ana tinha anemia constante, sentia dores nos ossos e manchas roxas, porém, chegou a ouvir de alguns médicos que ‘anemia é normal em criança’, ou ainda que a filha tinha um problema ósseo.

“Já tinha um caso na família e bati o pé com médicos de que aqueles diagnósticos não estavam corretos. Foi então que viemos para Cuiabá e a leucemia foi constatada. Não sei o que seria de nós sem AACC. Nunca tinha vindo pra Cuiabá, não conhecia ninguém aqui e esse amparo que estamos tendo é de fundamental importância para nós. Médico falou que a minha persistência pelo diagnóstico correto foi de extrema importância para que ela consiga a cura”, declarou Maxilaine ao lembrar que nesta primeira etapa do tratamento elas vão ficar ao menos 6 meses sem poder voltar pra casa.

Entre as ações realizadas pela AACCMT na Capital, estão palestras de conscientização no auditório da Justiça Federal nos dias 21 e 22 às 13 horas, e Blitz da Solidariedade no dia 21 às 17 horas na Praça 8 de Abril. No sábado, 23 de novembro, a instituição fará a “IV Corrida Infantil e Caminhada Super Heróis contra o Grande Vilão”, que serão realizadas no Ginásio da UFMT, a partir das 8h. E para finalizar as comemorações terá a audiência publica com o tema “Câncer – Proteção e ampliação dos direitos do paciente”.

Confira a programação abaixo:

21 de novembro, quinta-feira
13h – Palestras de orientação sobre o câncer Infantojuvenil no Auditório da Justiça Federal
17h30 - Blitz da Solidariedade na Praça 08 de Abril

22 de novembro, sexta-feira
13h - Palestras de orientação sobre o câncer Infantojuvenil no Auditório da Justiça Federal
17h30 - Blitz da Solidariedade na Praça 08 de Abril

23 de novembro, sábado
08h – Corrida Infantil e Caminhada “Super Heróis contra o Grande Vilão!” em Combate ao Câncer Infantojuvenil – No Ginásio da UFMT

25 de novembro, segunda-feira
08h – Audiência Publica com o tema “Câncer – Proteção e ampliação dos direitos do paciente”. – No auditório da OAB/MT

Para saber mais sobre as atividades e participar como voluntário nas ações em Cuiabá, acesse www.aaccmt.org.br ou ligue: (65) 3025 0800 / 9212-5606.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet