Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Governo fecha acordo com empresas aéreas para transporte de órgãos

A partir de agora, órgãos para transplantes terão prioridade em voos de cinco companhias aéreas. TAM, Grupo Gol, Azul, Oceanair e Passaredo assinam, nesta quarta-feira (4), um acordo com o governo federal em que se comprometem a transportar gratuitamente - e com preferência - os órgãos e as equipes médicas envolvidas nos transplantes.

Em casos de voos lotados, as empresas poderão conversar com seus passageiros e pedir que eles, voluntariamente, abram mão de seu lugar em favor do órgão e embarquem no próximo voo.
O termo de cooperação técnica - que deve ser assinado às 19 horas pelas empresas, pelos Ministérios da Saúde e da Defesa, pela Secretaria de Aviação Civil e pela Força Aérea Brasileira (FAB) - deve aumentar em 10% o número de órgãos transportados, de acordo com o Ministério da Saúde.
O acordo também prevê que um representante da Central Nacional de Transplante fique 24 horas por dia no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), para ter acesso a informações de voos e fazer o planejamento logístico do transporte dos órgãos.
Segundo o Ministério da Saúde, 951 órgãos e 2.563 tecidos foram transportados em 2012, 14,6% do total de transplantes realizados no período. Em alguns estados, principalmente os do Norte, até 60% dos transplantes necessitam de logística aérea, segundo o Ministério da Saúde.
Desde 2009, algumas empresas aéreas já transportavam voluntariamente órgãos para transplante. Agora, o acordo envolve mais empresas e determina a prioridade desse tipo de transporte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet