Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

sumiço em juína

Ságuas encaminha pedido a ministro da Justiça para que PF investigue sumiço de piloto

Foto: Reprodução

Piloto Paulo Pium, de 30 anos.

Piloto Paulo Pium, de 30 anos.

O deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT) encaminha nesta semana à Superintendência da Polícia Federal e ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo um pedido para que haja uma intensificação das investigações do desaparecimento do piloto Paulo Cezar Asoia Bertocini, de 30 anos, conhecido como Paulinho Pium, ocorrido no último domingo na região de Juína, município base do parlamentar localizado a 664 KM a noroeste de Cuiabá.


Ex-prefeito de Juína, Ságuas Moraes quer que as investigações apurem o suposto envolvimento de quadrilhas de traficantes de drogas na região de fronteira com a Bolívia. Em entrevista ao Olhar Direto nesta quinta-feira (5.12), em Brasília, Ságuas afirmou que o modelo de aeronave que foi roubado é um das mais procurados pelo tráfico internacional.

Leia mais:
Piloto desaparece após decolar com avião de prefeito em Mato Grosso
Familiares e amigos mobilizam redes sociais em busca de notícias; polícia ainda sem pistas de piloto

“Nos últimos dez anos é o quinto avião que é roubado em Juína. E todos que são localizados acabam sendo usados para o tráfico. Estes aviões Cessna 206, Cessna 210 são muito visados porque têm motor muito potente, pousam e decolam em pista curta, têm capacidade para carregar muito peso e por isso são preferidos para o tráfico. Isso nos preocupa”, declarou.

Ságuas disse conhecer Pium desde criança e que se trata de uma pessoa próxima dele e da família.
“Lamento principalmente da forma como aconteceu, com um sequestro de avião com piloto e tudo e normalmente o final é trágico. Em 90% dos casos de sequestro com o piloto, os criminosos matam o piloto”, acrescentou.

Ságuas relata um caso ocorrido em Mato Grosso do Sul em que o piloto foi jogado da aeronave em pleno voo. Somente anos depois foram descobrir que se tratava da vítima, lembra o parlamentar. Segundo ele, a família procurou o delegado de Juína, que abriu processo de investigação.

“O delegado deve ter comunicado à Polícia Federal, mas estes inquéritos correm com certo sigilo. Por isso estamos fazendo o encaminhamento ao Ministro da Justiça e à Superintendência da PF para que apurem o fato”, destacou.

O deputado lembra que todos os municípios de faixa de fronteira têm registrado casos de roubo de aviões e sumiço de pilotos. Ele acrescenta ainda que um radar localizado em Vilhena (RO) e outro no Amazonas localizaram um voo clandestino.

“Provavelmente é esse voo, pois ele não tinha plano de voo nem autorização para o trajeto. O sinal de celular do Paulo foi captado em Alta Floresta e em Rondônia e possivelmente esta a se deslocando para a Bolívia. É um entrave internacional. O avião vai para uma pista desconhecida e é muito difícil localizar. A gente sabe a dificuldade de esclarecer uma situação dessas”, ponderou.

O petista faria um pronunciamento no plenário da Câmara nesta quinta-feira sobre este assunto mas teve de adiar o comunidado devido a uma discussão entre parlamentares que ocasionou a suspensão da sessão.

Atualizada e corrigida às 16h12


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet