Olhar Direto

Sábado, 24 de agosto de 2024

Notícias | Brasil

PGR estuda convocar MPs estaduais para discutir violência nos estádios

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta segunda-feira (9) que vai propor ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) convocar promotores estaduais para discutir uma "atuação harmonizada" para tentar combater a violência nos estádios.

Na avaliação de Janot, é "inaceitável e inadmissível" a briga ocorrida no final de semana durante o jogo Atlético-PR x Vasco.
"O Conselho Nacional do Ministério Público não tem atuação funcional, o que acho que o conselho nacional pode fazer e eu vou estudar é uma postura indutora. Chamar os Ministérios Públicos estaduais e tentar atuação harmonizada no que se refere a violência nos estádios porque isso é inaceitável, inadmissível", disse Janot após abertura do seminário "Efetividade no combate à corrupção", na sede da Procuradoria Geral da República.
Segundo o procurador, a "atuação harmonizada" pode ser feita por meio do monitoramento das torcidas organizadas.
Tentar atuação harmonizada no que se refere a violência nos estádios porque isso é inaceitável, inadmissível"
Rodrigo Janot,
procurador-geral da República
"Várias são as ações [a serem tomadas]. Você pode propor atuação em conjunto com o Judiciário, para a criação de juizados estaduais, como já existe em alguns estados. A análise de investigação das torcidas, várias questões que podem surgir para a ação coordenada e planejada", afirmou o procurador. Depois, ele esclareceu que poderia ser feito um monitoramento das torcidas.
Neste domingo, durante a partida entre Atlético-PR e Vasco, uma briga generalizada entre torcedores na arquibancada do estádio deixou quatro pessoas feridas. De acordo com a PM, a ausência de policiamento na Arena foi uma determinação do Ministério Público do estado.

O Ministério Público, no entanto, negou que houvesse pedido a ausência de policiamento. Nesta segunda, o promotor Francisco de Paula Fernandes Neto explicou que, além de o MP não ter autoridade sobre as entidades de segurança pública, o órgão pediu "a adequação da parte física, estrutural e funcional da Arena Joinville às exigências do Estatuto do Torcedor".

Mais cedo, nesta segunda, a presidente Dilma Rousseff condenou as cenas de violência que marcaram o jogo entre Atlético Paranaense e Vasco.
Em sua conta pessoal no microblog Twitter, a chefe do Executivo afirmou que conversou com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para assegurar a presença da polícia dentro dos estádios de futebol e propôs outras medidas para inibir ações violentas de torcidas organizadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet