Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Símbolo de justiça social, Padre Lothar entrega chaves de mais 30 casas a pessoas carentes

O 'Minha Casa, Minha Vida' do Governo Federal é o mais famoso programa de financiamento de residências para famílias necessitadas no Brasil e de 2009, para cá já beneficiou milhões de pessoas. Aqui em Rondonópolis o padre Lothar Bauchworitz completou 34 anos do mesmo trabalho ininterruptamente, com bem menos recursos. No aniversário de 60 anos da cidade, nesta terça-feira (10), o religioso, que implantou na cidade o projeto da Cáritas Diocesana, entregou a chave de mais 30 residências a pessoas que ainda não tinham uma casa, em cerimônia emocionante na Vila Operária.


Mostrando em palavras constantes de agradecimento, uma enorme gratidão a cada um dos empresários, políticos e cidadãos que o ajudam financeiramente ou mesmo outros que contribuem com mão de obra e a Prefeitura que fez este ano a terraplanagem e o transporte de materiais para a construção das casas, o padre contou durante a Missa, momentos antes da entrega das chaves, como começou todo este projeto. "Em 1979 houve uma grande enchente em Rondonópolis e várias pessoas ficaram desabrigadas. Eu fui visitá-las na Feira da Vila Aurora, onde elas estavam, e vendo o sofrimento do povo surgiu a ideia das casas. Na época, contamos com o apoio de irmão da Alemanha e do prefeito Walter Ulicéia para a construção de 20 casas na Vila Operária e mais 20 em Fátima de São Lourenço. De lá para cá nunca parou. Todo ano conseguimos contribuir", comemorou.

O presidente das Cáritas Diocesanas, Manoel Messias de Macedo, explicou que da Alemanha a ajuda vem por meio do Grupo Dom Hélder Câmara, que agora coordena também uma Campanha Mundial de Combate à Fome e à Desigualdade Social. Para este foco de atenção, o Padre Lothar já conseguiu duas mil cestas básicas para serem distribuídas para a população carente rondonopolitana neste fim de ano. Manoel Messias contou que a escolha dos beneficiados envolve várias comunidades que escolhem em seu meio uma família necessitada e a apresenta em uma das várias reuniões que o padre convoca durante o ano. Sobre a importância social do trabalho, o presidente da organização fez questão de integrar a visão religiosa. "Justiça de faz quando as pessoas têm o seu direito respeitado e o direito de ter uma casa é sagrado", resumiu.

Em 2013, as trinta casas foram construídas em vários pontos da cidade como a própria Vila Operária e outras regiões mais carentes, como o Residencial Alfredo de Castro e Ananias Martins. Reinaldo de Souza e a mulher Marina, há seis anos indicam famílias necessitadas de sua comunidade, a Nossa Senhora de Guadalupe, para serem contempladas com uma casa própria. Também necessitados, elas foram os escolhidos de sua região em 2013. "Vamos morar agora dentro de uma casa para construir nossa família. Muitos ainda precisam e se Deus quiser serão atendidos. Trabalho em comunidade é isso", ressaltou.

Um dos parceiros fixos do Padre Lothar há décadas para a construção de casas pela Cáritas, o vice-prefeito Rogério Salles esteve na entrega de chaves na Vila Operária. Salles elogiou a mudança de comportamento comunitário incentivada por Lothar. "Mais importante do que construir casas é despertar o sentimento de solidariedade, que fez o povo se unir e conseguir muita coisa para esta região. Isto mostra que verdadeiramente a união faz a força", analisou Salles.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet