Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Secretaria de Desenvolvimento Econômico consegue recurso para investimentos em inovação

Legenda - Departamento de Ciência, Tecnologia, Capacitação e Inovação e Instituto Tecnológico aprovam recursos para investimentos em inovação


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio do Departamento de Ciência, Tecnologia, Capacitação e Inovação, e o Instituto Tecnológico I-GEOS conseguiu a aprovação de projeto junto ao CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa Científica para investimentos em ações na área de inovação e melhoria da infraestrutura de atendimento aos empreendedores inovadores de Rondonópolis.

Os recursos aprovados são de aproximadamente R$ 225 mil que serão aplicados no período de 36 meses e tem como objetivo principal melhorar a capacidade inovativa das empresas beneficiadas, através da participação em agendas de cursos, palestras, clínicas tecnológicas, consultorias específicas na área de inovação e do acompanhamento feito pela equipe da Prefeitura, I-GEOS, UFMT e UNIC.

Com a aprovação deste recurso será possível criar uma estrutura de atendimento e acompanhamento de empreendedores e dos indicadores de inovação das empresas que serão orientadas dentro do projeto, que contará de perto com auditorias do CNPq - ligado ao MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – e ainda do Comitê Gestor do projeto composto por representantes dos parceiros citados acima.

Os recursos foram contemplados através de edital público lançados em setembro deste ano pelo CNPq, cujo prazo máximo para o protocolo dos projetos era até 07 de outubro passado e que o Departamento de Ciência, Tecnologia, Capacitação e Inovação articulou as parcerias e elaborou o projeto enviado. Rondonópolis concorreu com quase 160 instituições do Brasil todo e foi uma das 31 cidades contempladas com recursos.

As empresas atendidas deverão passar por edital e processo seletivo em formato de incubação de empresas conforme determinação do CNPq, sendo que o principal critério para aprovação pelo Comitê Gestor do projeto em Rondonópolis deverá ser o nível atual e o potencial de inovação futura da empresa ao longo dos próximos anos, além do perfil do empreendedor.

Em outubro deste ano, logo após o envio do projeto ao CNPq o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Robson, e a responsável pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, Ângela Márcia de Souza estiveram em Brasília na sede do CNPq para defender a aprovação do projeto juntamente com o Deputado Federal Wellington Fagundes. "Essa aprovação é apenas o começo de outros investimentos que serão feitos nas empresas locais para promover o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda por meio da inovação", disse Edson Ferreira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet