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Sexta-feira, 03 de maio de 2024

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Mauro diz que nova licitação do transporte público de Cuiabá deve ser integrada com o VLT

Mauro diz que nova licitação do transporte público de Cuiabá deve ser integrada com o VLT
Até que o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) fique pronto e entre em operação, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), não deve realizar um novo processo licitatório para o transporte coletivo da capital, mesmo que o atual contrato em vigência com as empresas já esteja vencido.


“Existe um contrato em vigor e existe uma remodelação de sistema em curso. Com a entrada do VLT vai existir um novo modelo para ser licitado. Não posso fazer uma licitação para durar em tese menos de um ano, já que com a entrada do VLT teremos que reconceber o sistema de Cuiabá e Várzea Grande, colocando dentre dele o VLT e alterando totalmente o regime de concessão”, disse o prefeito.

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Segundo Mauro, a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 contratou uma consultoria e fez um grande estudo sobre isso. “Informações preliminares dão conta que estudo já estaria inclusive pronto, mas não tenho certeza. Quando tivermos acesso a esse estudo a licitação terá que ser integrada ao VLT”, explicou Mauro.

De acordo com Mauro, no novo processo licitatório terá que ser levado em consideração a Região Metropolitana de Cuiabá e provavelmente uma parceria com o governo do Estado terá que ser estabelecida por conta da existência do VLT e seu processo de integração entre Cuiabá e Várzea Grande, bem como suas conexões feitas entre os terminais do transporte rodoviário e os dos VLT.

Começou a vigorar na última quinta-feira (19) a nova tarifa do transporte coletivo de Cuiabá, com valor atualizado de R$ 2,60, ou seja, uma queda de R$ 0,25 centavos no preço da passagem. O decreto diminuindo o valor da tarifa foi assinado na terça-feira (17) pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), depois que ele recebeu parecer favorável da Comissão Municipal de Transporte para fazer a alteração. Segundo o prefeito, tudo isso que esta acontecendo agora é por que lá atrás ele teve a coragem de coragem de pedir uma auditoria na planilha de custos apresentada pelas empresas que operam no transporte público.

Entenda o caso:

Mediante intensa pressão popular, uma comissão foi montada por representantes do Ministério Público Estadual, da Prefeitura de Cuiabá e Câmara de Vereadores para analisar a planilhas de custos que compõem a planilha responsável por fixar a tarifa do transporte público. Ao todo, o relatório apresentado pela Comissão possui 42 páginas e aponta que o valor deveria ser menor do que o atual cobrado (R$2,85).

Nesse estudo comparativo entre os valores apresentados nas planilhas das empresas e valores cobrados no mercado foi possível concluir que a tarifa praticada estava mesmo com sobrepreço, além disso, uma série de divergências foi encontrada pela comissão. Dentre os itens analisados estão; combustível, rodagem, frota, benefícios salariais, custo de capital, tributos e quantidade de passageiros.


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