Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Capacitação beneficia profissionais da área da Saúde Mental

O Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental, oferecido pela Fiocruz e a Secretaria de Estado de Saúde foi concluído na Escola de Saúde Publica. Participaram 50 profissionais de diversas áreas da saúde que trabalham com atenção básica em saúde mental.


A finalidade do curso é fortalecer os serviços de atendimento e as Equipes Multidisciplinares montadas para dar este tipo de atendimento, bem como iniciar a formação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs), que vão se interagir com outros profissionais que já trabalham nos Programas de Saúde da Família (PSFs).

Os NASFs são constituídos por equipes multiprofissionais e devem atuar em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, o que gera demanda por capacitação profissional a fim de promover uma melhor interface entre a teoria e a prática.

“Os Núcleos darão apoio às equipes dos PSFs quando da necessidade de uma análise mais profunda de algum paciente a ser atendido”, disse Áurea Assis Lambert, coordenadora de Ações Programáticas e Estratégicas, acrescentando que “o núcleo vem para agregar valores aos atendimentos dos PSFs, uma vez que eles continuam realizando o atendimento. Havendo a necessidade de um acompanhamento mais completo, a equipe do NASF, juntamente com a equipe do PSF, fará um estudo sintomático da melhor forma de proceder em determinada situação”.

O NASF funcionará em núcleos prioritários de acordo com a demanda de cada região ou território. Um município, por exemplo, com vários PSFs na mesma região poderá implantar um NASF ficando esse o polo de atendimento para os demaismunicípios da mesma da região. No interior de Mato Grosso já foram criados cinco Núcleos.

Segundo o palestrante da Fiocruz, André Guerrero, o trabalho é para detectar a necessidade de cada região, para que assim seja possível elaborar estratégias e ações que fortaleçam a atenção básica. Segundo ele, “os Núcleos não se constituirão como porta de entrada do Sistema, antes, atuarão de forma integrada com as equipes de saúde da família e com toda a rede de serviços em saúde”.

André Guerrero explica ainda, que “o NASF segue a lógica do apoio matricial, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo aprimorar a assistência prestada pelas equipes de Saúde da Família aumentando sua resolutividade, por meio de auxilio especializado na promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento dos usuários, tornando os casos de responsabilidade mútua tanto da Equipe de Saúde da Família quanto dos profissionais do núcleo de apoio”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet