Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cultura

prestígio

Orquestra dedica concerto a Jean Sibelius nos dias 08 e 09 de julho

Foto: Reprodução

Orquestra dedica concerto a Jean Sibelius nos dias 08 e 09 de julho
Se o romantismo transmitido pela música do compositor finlandês Jean Sibelius fosse traduzido em palavras, a peça Rakastava, que será exibida pela Orquestra do Estado de Mato Grosso às 20 horas desta quarta e quinta-feira, no Teatro do SESC Arsenal, imprimiria vocábulos como introspecção, lirismo e melancolia. Baseada em melodias populares rurais, Rakastava expressa o anseio do amante pela amada em três movimentos: I - O amado; II - O caminho do amado; III - Boa noite meu amor... Adeus. A primeira parte dos concertos ainda apresenta Canzonetta e Andante festivo, ambas do compositor finlandês.


Para as duas apresentações desta semana, a Orquestra do Estado de Mato Grosso conta com a importante contribuição do maestro Helder Trefzger, regente titular da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo, especialmente convidado para reger os Concertos Oficiais de julho. “Além de Jean Sibelius e sua obra intensa, com narrativa dramática e melancólica, teremos a música do capixaba Carlos Cruz, compositor popular responsável por inúmeros trabalhos de produção e direção musical realizados em diversas emissoras de televisão e rádio desde a década de 60: TV Record, TV Tupi, Rede Manchete, Rádiobras, dentre outras”, lembra o Trefzger.

Reservadas para a segunda metade das apresentações, as peças Suíte em três movimentos e Imagens do agreste, do compositor Carlos Cruz dão o toque de brasilidade nos concertos desta quarta e quinta-feira. “A obra de Carlos Cruz carrega elementos típicos da nossa cultura, como é o caso da peça Imagem do agreste. Estou muito empolgado para as apresentações em Cuiabá. Apesar de ser um grupo relativamente novo, a Orquestra de Mato Grosso vem conquistando um rápido e notório reconhecimento no mundo da música de orquestra, assim como o jovem maestro Leandro Carvalho, sempre muito inovador e ousado.”, observa Helder Trefzger.

A série de Concertos Oficiais realizada no Teatro do SESC Arsenal desde o ano de 2006, além de oferecer sucessivos repertórios que variam do clássico ao popular, tem como importante característica apresentar solistas e maestros de renome internacional durante as temporadas. “Até o fim da Temporada 2009 dos Concertos Oficiais, importantes personagens do mundo da música erudita terão dado valiosas contribuições a OEMT, o que nos possibilita oferecer repertórios ricos e inventivos, harmonizando novas experimentações e repertórios tradicionais da música de concerto de vários países e períodos criativos”, ilustra Leandro Carvalho, maestro titular e diretor artístico da Orquestra de Mato Grosso.

O maestro da vez

Helder Trefzger é maestro titular da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo desde 1992, é bacharel em música – regência, tendo iniciado seu curso na UnB – Universidade de Brasília e concluído na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Teve como principais professores o maestro e compositor Claudio Santoro e os maestro David Machado e Roberto Duarte. Em 1990 ganhou uma bolsa de estudos para participar do curso “The Moscow Conservatory in América”, realizado na Rutger’s University [New Brunswick – NJ], tendo estudado com diversos professores do Conservatório de Moscou, dentre eles, Igor Beszrodny [diretor musical da Moscow Chamber Orchestra] e Pavel Kogan [ diretor musical da Moscow State Symphonic Orchestra], também violinista, filho do célebre Leonid Kogan.

Em 1991, com a obtenção de outra bolsa de estudos, foi para Itália estudar com o maestro Francesco La Vecchia, no Festival de Anzio. Já dirigiu como convidado algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dentre outras, além da Orquestra Artave [Portugal], New World Young Orchestra [Brasil, Itália e Bulagaria] e a Orquestra Sinfônica de Bourgas [Bulgária]. Realizou ainda um concerto na Cidade do Porto [Portugal], além de duas apresentações a frente da Orchestra Sinfônica di Roma, no Auditório della Conciliazione [Vaticano].

Realização

A Temporada 2009 da Orquestra do Estado é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Votorantim, Bimetal, Nortox, ADM World e Lei Federal de Incentivo à Cultura/ Ministério da Cultura. Os apoiadores culturais são as empresas Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda e Sesc Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet