Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

acesse sua nota

Depois de dois meses de espera MEC divulga resultado do Enem 2013; confira link para acessar sua nota

Depois de dois meses de espera MEC divulga resultado do Enem 2013; confira link para acessar sua nota
Depois de dois meses e meio de espera, quem prestou o do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2013, já pode finalmente consultar desde a noite desta sexta-feira (3) as notas e o resultado do exame divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), pela internet.


Para consultar o resultado, o estudante deve usar a senha do Enem e o número de inscrição ou o CPF. Quem perdeu a senha pode recuperá-la no próprio site. No ano passado, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem.

O resultado do exame trás a média de cada matéria e a nota da redação. Por enquanto os candidatos ainda não podem também acessar o espelho da correção, que mostra tudo o que foi avaliado na redação, assim como os erros cometidos.
O espelho apresenta também por quantos avaliadores a redação passou.

MEC elimina 1.522 candidatos do Enem por tentativa de fraude

Nessa edição do Enem as regras de correção ficaram mais rigorosas, todas as redações passaram por dois corretores e as que tiveram discrepância de mais de 100 pontos entre as notas dos dois, passaram pelo terceiro, diferente do Enem 2012 onde só eram encaminhadas ao terceiro corretor as redações com discrepância igual ou maior a 200 pontos.Nos casos onde a diferença entre as notas dos corretores continuou mesmo após o terceiro ou onde a redação recebeu nota máxima, foi acionada uma banca avaliadora.

Com a nota do Enem em mãos, os milhões de estudantes que prestaram a prova poderão se inscrever em programas e ingressar no ensino superior.

Aqueles que têm dúvida sobre o gabarito, podem consultá-lo no site do MEC. No entanto, é preciso lembrar que no Enem, a correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, um item em que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas.

Uso do Enem

A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas.

Ele também serve para e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos.

Além disso é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

As vagas são ofertadas por meio de editais. O primeiro, do Sisu, já teve o cronograma divulgado. Na segunda-feira (6) serão abertas as inscrições, que vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de janeiro, no horário de Brasília.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27. No site do programa estão disponíveis as vagas ofertadas.

Para ajudar a entender o cálculo da nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma ferramenta no site, onde é possível verificar, de acordo com a pontuação, as competências dominadas e as que se tem dificuldade.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet