Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

SAÚDE

Nova etapa do 'Programa Mais Médicos' começa em fevereiro; MT só recebeu 50 médicos

Foto: Ilustração

Nova etapa do 'Programa Mais Médicos' começa em fevereiro; MT só recebeu 50 médicos
A terceira etapa de contratação do Programa Mais Médicos será iniciada no próximo mês para os profissionais brasileiros e, em março, com os estrangeiros. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é atingir 13 mil médicos. Atualmente o programa conta com 6.658 profissionais.


Prefeitura questiona decisão do TJ sobre dívida com médicos
Projeto obriga todos os veículos de transporte coletivo a serem equipados com ar-condicionado

Em Mato Grosso, são 50 profissionais atuando, atendendo 172 mil habitantes em dez municípios. Deste total, quatro são médicos formados no Brasil, e 46 no exterior. O programa permite que os profissionais escolham a região do país em que desejam morar e trabalhar e o número de adesões ao Estado é um dos menores no país. A Bahia, por exemplo, é o estado que recebeu mais profissionais (787). Na sequência, vêm os estados de São Paulo (588) e do Ceará (572).

Os 50 médicos que escolheram Mato Grosso para atuar  foram distribuídos nos municípios de Cáceres, Chapada dos Guimarães, Colniza, Comodoro, Várzea Grande, Cotriguaçu, Nova Nazaré, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e nos distritos sanitários especiais indígenas do Araguaia, Cuiabá, Caiapó, Xavante e Xingu. O Programa Mais Médicos prioriza localidades e populações que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e na primeira fase de implantação, chegou a 850 o número de cidades participantes.

Seleção de Municípios

Os locais onde os médicos irão trabalhar ainda não foram escolhidos pelo Ministério da Saúde que irá  contemplar municípios que ainda  não receberam profissionais do programa lançado pelo governo federal em julho de 2013. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros. (Com informações da Agência Brasil).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet