Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

metas

Secretário apresenta metas ousadas para sistema penitenciário de Mato Grosso

Foto: Priscilla Silva /Olhar Direto

Secretário apresenta metas ousadas para sistema penitenciário de Mato Grosso
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Luiz Pôssas, anunciou na manhã desta sexta-feira (10), o projeto de execução previsto para este ano. Em uma entrevista coletiva de quase uma hora de explanação, o gestor da pasta apresentou metas ousadas para o sistema de prisional no Estado. Segundo o próprio secretário, as unidades socioeducativas de Mato Grosso “caminham para ser uma das melhores do país”.


Leia mais: Criminoso invade residência no centro de VG e promove terror

As iniciativas contemplam desde a construção de novas unidades até a compra e instalação de novos equipamentos. “Entre o final deste ano e o início de janeiro de 2015 estaremos inaugurando seis novas unidades prisionais no estado, aumentando assim o número de vagas disponíveis. Além disso, estão em fase de aprovação à construção de outras seis unidades”, afirma o secretário.

As unidades para serem entregues até o início do próximo ano disponibilizarão mais de 2.000 vagas. De acordo com o secretário, a construção dos espaços já foi aprovada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). As unidades serão instaladas em Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Sapezal e duas em Várzea Grande.

Conforme Pôssas, “independente de a população carcerária aumentar, os novos presídios suprirão o déficit que hoje existe no estado que é de três mil vagas”.

Outro projeto ambicioso da secretaria está relacionado qualificação dos reeducandos. Segundo o secretário, o sistema penitenciário do Estado teve redução de quase 60% das fugas em 2013 devido a capacitação.

O aumento da oferta de trabalho para os reeducandos também faz parte da meta da secretaria. Pôssas anunciou que atualmente existem 400 homens que prestam serviços às unidades socioeducativas, e, uma parceria entre a secretaria e a Prefeitura de Cuiabá já seleciona presidiários para atuarem na revitalização das praças da capital. “Para Cuiabá já estamos em processo de seleção de 200 homens que trabalharam nas praças de Cuiabá”, explica o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet