Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Calor exige cuidados especiais com as crianças. Saiba o que fazer

O verão é uma estação caracterizada por altas temperaturas. Por isso, os cuidados com as crianças devem ser redobrados: alimentação, hidratação, picadas de insetos e exposição ao sol precisa estar na lista de prioridades. Para aproveitar melhor a estação o pediatra e neonatologista Jorge Huberman dá dicas ao R7.


Alimentação

Os alimentos naturais e frescos devem ser prioridade, mas certifique-se que folhas, verduras e legumes foram bem tratados. Frutas como melancia, melão, abacaxi, manga, laranja e uva são uma boa pedida. Tente evitar produtos industrializados. Comidas gordurosas ou compradas fora de casa devem ter atenção redobrada. Nem sempre o processo de preparação, conservação e refrigeração é conhecido, o que pode oferecer riscos a saúde.

Hidratação

O consumo de água deve ser reforçado, embora não exista uma quantidade extra ideal. Os pais devem oferecer água e sucos regularmente durante todo o dia, principalmente quando os pequenos estiverem expostos ao sol. É importante não esperar a criança pedir água, porque quando ela sente sede, já pode estar desidratada. Umas das maneiras de avaliar se a criança está precisando de água é observar a cor da urina e a frequência com que ela faz xixi. A cor escura e o pouco volume podem ser sinais de falta de ingestão de água.

Picadas de insetos

Até seis meses não se pode passar na pele do bebê anti mosquitos. Após use os protetores em gel. O uso de sapatos, calça e blusa de manga comprida em regiões muito infestadas também ajuda a prevenir as picadas. Se por ventura ela for picada, procure o médico para orientar o melhor sobre o tratamento.

Proteção solar

Ate o sexto mês nenhuma proteção solar pode ser usada a não ser ficar longe do sol. Após essa idade, fazer o uso a cada duas horas protetores solares fator 30 minutos ou mais para evitar queimaduras ou consequências futuras para a pele. Os bebês com menos de um ano de idade merecem cuidados extra. Devem ser expostos ao sol até às 10h. Se os pais notarem febre, sede intensa, pele seca, olhos fundos, ausência de lágrimas e moleira baixa, consulte o pediatra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet