Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Parreira revela Fred preocupado: 'Se não for grave, a gente conta com ele'

Os cinco meses de inatividade somados a uma nova lesão levantam a questão: será que Fred terá condições de disputar a Copa do Mundo no Brasil? Na sexta-feira, quando todos esperavam que o artilheiro fosse retornar no primeiro Fla-Flu do ano, veio a má notícia. Segundo o Fluminense, o atacante sofreu um edema na coxa direita e vai ficar dez dias afastado. O Esporte Espetacular apurou que a lesão é mais grave, e o tempo de recuperação pode ser de até dois meses. O tetracampeão mundial e coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, demonstrou preocupação com o novo problema do atacante.


- Esse ciclo de contusões, é claro, preocupa. Se ele se machucar mais uma vez, vai prejudicar até a convocação dele para a Copa. Conversei com o Fred e ele está extremamente preocupado. Ele quer jogar, disse que ia até jogar o Fla-Flu. Eu falei: não se preocupa, você já esteve com a comissão técnica, todo mundo conhece o seu futebol. O importante é que você retome o mais rápido possível a sua caminhada pela retomada da forma, entrar em condição física boa, e carimbar o passaporte para a Copa. É importante que ele volte a jogar nos meses de abril e maio e no finzinho de março - disse Parreira.

Eu falei: não se preocupa, você já esteve com a comissão técnica, todo mundo conhece o seu futebol. O importante é que você retome o mais rápido possível a sua caminhada pela retomada da forma, entrar em condição física boa, e carimbar o passaporte para a Copa. É importante que ele volte a jogar nos meses de abril e maio e no finzinho de março
Parreira, sobre conversa com Fred

Segundo o coordenador, Fred era nome certo na lista de convocados para o amistoso contra a África do Sul, dia 5 de março. O técnico Luiz Felipe Scolari divulga a relação nesta terça-feira, no Rio, e o nome do jogador virou ponto de interrogação. Tudo vai depender da avaliação que o médico da Seleção, José Luiz Runco, fará nesta segunda.

- Ele ficou quatro meses parado e nós tínhamos toda a esperança que ele retomasse o caminho, a forma dele de jogar, e começar a fazer gols. A Copa do Mundo que se avizinha, é daqui a quatro meses. A gente ficou muito aborrecido, chateado e triste com essa nova contusão, não tem ainda uma avaliação perfeita. O doutor Runco ira examiná-lo na segunda-feira, e nós vamos ter uma noção exata de quanto tempo ele vai precisar para retomar. Se a coisa não for grave, é claro que a gente conta com o Fred ainda, ele tem pelo menos três meses para se recuperar, mas é importante que até a Copa do Mundo ele não tenha mais contusões, porque, sem dúvida alguma, vai atrapalhar a retomada dele nesse caminho - afirmou.

Em 2002, Ronaldo era a dúvida
Antes da Copa de 2002, Felipão teve um problema parecido com Ronaldo Fenômeno, que vivia uma fase instável fisicamente e estava cercado de dúvidas. Na época, o reserva dele, Luizão, não tinha clube para jogar. Com o seu jeitão prático, o técnico bancou Ronaldo e arrumou o Grêmio para Luizão se manter em atividade. No fim da história, Ronaldo foi decisivo para a conquista do penta e Luizão contribuiu na estreia sofrendo um pênalti mal marcado que garantiu a vitória sobre a Turquia.

- O Brasil atualmente tem uma equipe praticamente montada, só realmente resta essa dúvida do ataque. Porque nós também estamos falando de um Fred que já não é mais uma criança, um garoto que está começando agora. Ele é um jogador que tem uma vivência, uma experiência no futebol, mas nós não podemos depender só do Fred, por isso que eu acho o ataque nós estamos tendo problema para organizar - diz Pelé.

- Eu acho que não pode haver clima de incerteza. Nós temos um número muito grande de bons jogadores. Se não forem jogadores fora de série, são grandes jogadores em condições de jogar pela seleção brasileira. Seleção não é time, não tem dono. Vai aquele jogador que no momento tiver melhor que os outros. Se aparecer um centroavante como está aparecendo aí o do Botafogo que outro dia fez três gols, ou o do Flamengo que tá fazendo gol em todo o jogo (Hernane). Se no momento da Copa do Mundo estes jogadores estiverem arrebentando e o Fred não tiver 100%, como vai ser? - ressalta o capitão do Tri, Carlos Alberto Torres.

Para o comentarista da TV Globo Caio Ribeiro, mais importante que estar bem é ter uma boa sequência de partidas sem se machucar.

- A sequência de jogos dá confiança, dá ritmo de jogo, o que é fundamental quando você vai servir sua seleção. A gente fala muito em momento. Mas se você pensar naqueles jogadores que foram muito bem na Copa das Confederações, especialmente depois da chegada do Felipão, o Fred não conseguiu ter essa sequência que a gente citou - disse o comentarista Caio Ribeiro.

Dilemas de Felipão para a Copa
Fred não é a única preocupação. No outro extremo do campo, Felipão tem outro dilema, ou tinha. Julio César na atual temporada entrou em campo apenas uma vez, e perdeu do Everton por 4 a 0 na Copa da Inglaterra. O goleiro que não era aproveitado sequer no banco do Queens Park Rangers foi oferecido ao Grêmio e ao Santos, que não fecharam negócio por conta das altas cifras da negociação. O jeito foi aceitar outra proposta, do Toronto F.C. do Canadá que disputa a Liga dos Estados Unidos. Na nova equipe, Julio terá a chance de disputar 11 jogos oficiais até a apresentação para Copa no dia 26 de maio.

Na próxima terça-feira, serão convocados os jogadores que farão o amistoso contra a África do Sul. Diante das incertezas, a lista vai despertar curiosidade e pode ter novidades.

Jô, atacante do Atlético-MG, pode estar se garantindo cada vez mais. Até então esquecido, Leandro Damião, agora no Santos, que foi cortado dias antes da Copa das Confederações, pode retornar. Outro nome comentado é o do volante Fernandinho, do Manchester City, que faz uma temporada elogiadíssima na Inglaterra. Ele se machucou recentemente, mas na quinta-feira disse através de uma rede social que em 15 dias estará em campo pela Liga dos Campeões, contra o Barcelona.

Desde que a Seleção conquistou o título em cima da Espanha, Felipão disse que o grupo para a Copa estava quase fechado. Quase. E essa palavrinha faz toda a diferença. Nos últimos amistosos, por exemplo, o zagueiro Marquinhos, o volante Lucas Leiva, o meia Willian e o atacante Robinho ganharam oportunidades. Até o momento, 53 jogadores foram chamados. A convocação final esta marcada para o dia 7 de maio.

- Acho que tem bons nomes, principalmente que estão jogando fora do país e que têm se destacado e podem pintar nessa nova lista. O Kaká vive um bom momento quando passa a ter uma boa sequência no Milan. Fernandinho vive grande momento no Manchester City, acho que ele pode pintar nessa lista também e acho que tem alguns jogadores aqui no Brasil como o Everton Ribeiro, que sobrou no Brasileirão, e o próprio Diego Tardelli, que podem surgir como novidades - diz o comentarista Caio Ribeiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet