Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Entenda os benefícios e diferenças entre a corrida e a caminhada

Você prefere correr ou caminhar? Na rua ou na esteira? No Bem Estar desta terça-feira (18), o cardiologista Roberto Kalil e o médico do esporte Gustavo Magliocca explicaram os benefícios para a saúde e as diferenças entre essas duas modalidades de exercício.


Para quem é sedentário e está começando a fazer atividade física, a melhor opção é a caminhada leve, que tem uma intensidade menor do que a corrida.

De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, a caminhada é uma maneira de prevenir e tratar diversas doenças, como a hipertensão. Já a corrida é indicada para pessoas que têm aptidão e um maior condicionamento físico, como alertou o médico do esporte Gustavo Magliocca. Quem sente dor, por exemplo, deve optar pela caminhada já que a corrida oferece maior instabilidade dos movimentos e pode agravar a lesão.

Porém, com o passar do tempo, os sedentários que começam pela caminhada já podem se arriscar aos poucos na corrida, aumentando a velocidade gradativamente até encontrar o nível mais confortável. Se ainda faltar condicionamento físico, é melhor caminhar mais tempo do que correr. O médico do esporte Gustavo Magliocca acrescenta ainda que a escolha entre corrida e caminhada depende também de alguns fatores: se a intenção é apenas ser uma pessoa mais ativa, a caminhada simples e leve já é suficiente. No entanto, se o objetivo for emagrecer ou competir, por exemplo, é melhor optar pela corrida.

Para mostrar melhor as diferenças entre essas duas modalidades, o Bem Estar convidou a empresária Fátima Teixeira Binuesa, de 58 anos, para fazer o teste.

Com um medidor de frequência cardíaca, ela correu 15 minutos na esteira e 15 minutos na rua – na esteira, ela correu 2 km e 100 metros, ficou na média dos 156 batimentos e queimou 169 calorias; já na rua, ela correu 2 km e 150 metros, ficou na média dos 171 batimentos e queimou 154 calorias, praticamente a mesma coisa.

Porém, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin, a Fátima ficou muito mais cansada com a corrida na rua - segundo o educador físico Caio da Silva Pereira, isso é normal já que a musculatura da coxa é mais exigida por causa do chão duro. Ele explicou ainda que a superfície da esteira é mais macia e, por isso, o risco de lesão é muito menor do que na rua. Mesmo assim, a Fátima diz que prefere se exercitar ao ar livre por causa da paisagem e das pessoas que vê ao longo do caminho.

Em relação às diferenças na frequência cardíaca mostradas no teste, o fato de ela ter sido maior na corrida de rua pode ter aumentado o metabolismo da empresária ao longo do dia, o que contribui para uma perda maior de calorias.

O médico do esporte Gustavo Magliocca explica que o uso desse medidor de frequência pode ajudar, mas não é obrigatório para a prática de atividade física. Para quem não tem, a dica é verificar a frequência cardíaca pelo pulso, colocando o indicador e dedo do meio ao lado dos tendões, para sentir a artéria e a pulsação, como mostrou o médico.

Dicas para correr
Teoricamente qualquer pessoa sabe correr já que o movimento é bastante instintivo. Mas para evitar lesões e melhorar o desempenho, existem uma série de dicas importantes, de alongamento, aquecimento, alimentação e também de roupas e tênis, por exemplo.

A dica principal para quem quer começar a correr é intercalar a corrida com a caminhada, caprichando sempre na respiração, pelo nariz ou pela boca, como mostrou a reportagem da Natália Ariede .

Apesar de ajudar a emagrecer, a corrida também exige muito da alimentação já que precisa de energia. Além disso, para melhorar o desempenho, é importante também fazer exercícios para fortalecer a musculatura. O médico do esporte Gustavo Magliocca acrescenta ainda que é fundamental escolher roupas e tênis adequados.
Para isso, é preciso saber o tipo de pisada de cada um, que pode ser pronada, neutra ou supinada, como explicou o médico. Algumas lojas de tênis fazem testes para avaliar a pisada e ajudar na hora de escolher o par ideal, mas se você não souber, a dica é começar com um calçado neutro e com boa capacidade de amortecimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet